• Entenda o que aconteceu na Operação Policial “Alicantina” em Assis nesta quarta-feira
  • Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
  • Assis no Slam SP: Agá Vilela marca presença com a menção honrosa no campeonato estadual
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 14:03h • 22 de maio de 2024

Milei retira do ar sites e perfis de rádios e TV públicas da Argentina

Sindicato de trabalhadores alega censura contra mídia pública

Agência Brasil | Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

O governo da Argentina de Javier Milei retirou do ar, nessa terça-feira (21), os sites e perfis das redes sociais de veículos públicos de comunicação do país, entre eles, a Televisón Pública, a Radio Nacional da Argentina, além de diversas emissoras do interior.

O sindicato de trabalhadores que representa esses veículos afirma que a medida configura censura contra a mídia pública – que Milei prometeu acabar desde que assumiu o poder. A Agência Telám, principal veículo de comunicação público do país, está fora do ar desde o início de março, quando os trabalhadores foram dispensados.

De acordo com comunicado publicado pelas mídias nesta terça, a decisão de “pausar temporariamente” os canais digitais de comunicação da mídia pública argentina tem como objetivo reorganizar os canais para “melhorar a produção, realização e difusão dos conteúdos que geram”.

“Se unificam os critérios de difusão em redes socais e se reiniciará a comunicação digital logo após uma reorganização interna das empresas”, complementou o comunicado.

O Sindicato de Imprensa de Buenos Aires (SiPreBa) rechaçou a medida e defendeu que o governo está passando por cima do Senado argentino com a intervenção nos meios públicos. “Denunciamos esta nova mostra de censura e de intimidação que se soma ao silenciamento da Telám”, afirmou, em comunicado.


Mensagem mostrada no acesso aos canais digitais dos veículos públicos de comunicação da Argentina. Frame TV Pública Argentina

Mídia Pública

O governo argentino trava uma batalha contra a mídia pública, acusada de favorecer adversários políticos de Milei. Além disso, a agenda de privatizações também conta com a venda dessas companhias.

Inspirada no modelo europeu, a mídia pública na Argentina, assim como em outros países da América Latina, surge com a promessa de oferecer à população um conteúdo que, por não ter interesse comercial envolvido, não seria oferecido pela mídia privada, explicou o professor de comunicação da Universidade de Quilmes, na Argentina, Guillermo Mastrini.

“Quando você analisa a mídia comercial, as redes privadas, é [representa] a voz de São Paulo e Rio de Janeiro e, no caso da Argentina, de Buenos Aires. Quase ninguém mais tem visibilidade na mídia. A mídia pública é uma mídia que, como não tem objetivo de lucro, tem a possibilidade de mostrar as pessoas que não formam parte dos centros econômicos”, destacou.

No Brasil, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a Agência Brasil, é a responsável por gerir os veículos públicos federais do país. Criada em 2007, a EBC atende ao Artigo 223 da Constituição Federal que determina que o serviço de radiodifusão deve observar o princípio da complementaridade entre os sistemas privado, público e estatal de comunicação.

Além da Agência Brasil, a EBC administra a TV Brasil e as rádios EBC, como a Rádio Nacional e a Rádio Nacional da Amazônia.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 17:08h • 27 de novembro de 2024

Florínea enfrenta Assis na grande semifinal da Copa Talentos de Futsal Sub-8

Equipes tem grande oportunidade de conquistar a vaga na final da competição nesta quarta-feira em Tarumã

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:11h • 27 de novembro de 2024

Ano Novo em SP: destinos turísticos devem atrair 3,5 milhões de visitantes

Movimentação financeira pode bater os R$ 4,3 bilhões, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET)

Descrição da imagem

Policial • 15:53h • 27 de novembro de 2024

Entenda o que aconteceu na Operação Policial “Alicantina” em Assis nesta quarta-feira

Investigação mira crimes de peculato, corrupção e associação criminosa, com apreensões na Prefeitura Municipal. Prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso

Descrição da imagem

Variedades • 15:41h • 27 de novembro de 2024

Decoração de Natal segura: cuidados essenciais para evitar acidentes e desperdício de energia

Energisa alerta sobre cuidados na instalação de enfeites luminosos e como evitar acidentes e desperdício de energia durante as festas de fim de ano

Descrição da imagem

Educação • 15:10h • 27 de novembro de 2024

Prorrogadas as inscrições para o Vestibulinho das Etecs até 28 de novembro

Candidatos têm até quarta-feira para se inscreverem e garantir vaga nos cursos de Ensino Médio, Técnico e Superior

Descrição da imagem

Saúde • 14:31h • 27 de novembro de 2024

Ministério da Saúde investe em ações de qualificação para cuidado às mulheres pretas

No Brasil, as três principais causas diretas de morte materna são hipertensão, hemorragia e os altos índices de cesariana

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:09h • 27 de novembro de 2024

Violência escolar: impactos do ódio em sala de aula

Nova matéria da série “Ódio ou opinião” revela aumento de mais de 18% de denúncias de violência escolar na comparação com 2023

Descrição da imagem

Variedades • 13:20h • 27 de novembro de 2024

Versáteis, plataformas mecânicas evoluíram socorro prestado pelos Bombeiros

Caminhões com estruturas móveis de 54 metros adquiridos há cinco anos mudaram toda a sistemática das equipes do CBMPR, gerando mais agilidade e facilitando o acesso nos combates a incêndios de grandes proporções e nos resgates nas alturas