Economia • 14:41h • 31 de janeiro de 2025
Micro e pequenas empresas podem ser a chave para a recuperação econômica do Brasil em 2025
Apesar dos desafios econômicos e da alta da taxa Selic, MPEs e MEIs podem ser fundamentais para impulsionar o crescimento e gerar novos postos de trabalho
Da Redação | Com informações da Simpi | Foto: Divulgação
O Brasil se prepara para enfrentar um ano de grandes desafios econômicos em 2025. A combinação de uma taxa Selic elevada, um dólar valorizado e uma inflação persistente coloca o país em um cenário complicado. No entanto, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm o potencial de desempenhar um papel crucial na recuperação econômica, mesmo diante das adversidades.
Com a previsão de que o dólar atinja R$6,20 e a taxa Selic chegue a 15% ao ano, os próximos meses podem ser difíceis para muitos setores. As pressões externas, como o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos e o protecionismo, somadas à escassez de investimentos em infraestrutura e aos problemas operacionais em setores chave da economia, criam um cenário incerto para 2025. No entanto, como observa Joseph Couri, presidente do SIMPI (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias de São Paulo), com um cenário de maior estabilidade política e fiscal, o real pode se valorizar, e isso pode ser um ponto de virada para as MPEs.
As MPEs enfrentam desafios relacionados ao alto custo do crédito e à alta da taxa de juros, mas também há sinais positivos no horizonte. A taxa de desemprego, por exemplo, atingiu um mínimo histórico de 6,1% em 2024, o que é uma boa notícia para a economia, e a criação de novas vagas de trabalho foi de 2,2 milhões no ano passado. Para 2025, as projeções indicam um crescimento do PIB entre 1,5% e 2%, com destaque para o agronegócio, que pode se beneficiar de boas condições climáticas.
No entanto, o aumento da Selic para 15% pode sufocar o crédito e inviabilizar a expansão de muitos pequenos negócios, como alerta Couri. Investir, contratar e até mesmo manter o fluxo de caixa se tornarão desafios diários para as MPEs, que enfrentam não apenas dificuldades financeiras, mas também a necessidade de adaptação a um novo cenário econômico.
Apesar disso, as MPEs e MEIs continuam sendo a espinha dorsal do mercado de trabalho brasileiro, representando a maior parte do emprego formal no país. Elas possuem grande potencial para impulsionar o crescimento, gerar novos postos de trabalho e se adaptar às novas condições de mercado, desde que encontrem soluções inovadoras e melhorem sua gestão.
A expectativa é que 2025 seja um ano de desafios, mas também de oportunidades. Micro e pequenas empresas e MEIs precisarão ser resilientes e inovadores para navegar em um mercado de crédito restrito, alta taxa de juros e inflação. Ao focar na adaptação, no aproveitamento das oportunidades de nicho e no fortalecimento da gestão interna, essas empresas podem ser fundamentais para a recuperação econômica do Brasil no próximo ano.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design