• O segredo da longevidade pode estar na forma como corpo e mente conversam
  • Região tem ação dupla da Polícia Civil: prisão em Cândido Mota e veículo blindado em Prudente
  • Última semana para jogar na Lotofácil da Independência
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 13:53h • 11 de agosto de 2025

Metade das demissões em 2024 foi causada por questões comportamentais

Levantamento é do 6º Observatório de Carreiras e Mercado

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O estudo mostrou que no ano passado as habilidades mais valorizadas foram a comunicação oral (11,46%), o planejamento (10,73%), a solução de problemas (10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e a comunicação escrita (7,42%).
O estudo mostrou que no ano passado as habilidades mais valorizadas foram a comunicação oral (11,46%), o planejamento (10,73%), a solução de problemas (10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e a comunicação escrita (7,42%).

Um levantamento feito para 6º Observatório de Carreiras e Mercado realizado pelo PUCPR Carreiras, setor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), revelou que 50% das demissões em 2024 foram causadas por questões comportamentais. Em seguida aparecem a automação das atividades (25%), a redução de custos e os cortes de despesas (25%). A pesquisa contou com a participação de 3.631 estudantes, 3.655 alumni (ex-alunos) e 583 empresas da área de recrutamento humano.

“O mercado valoriza profissionais que unem competência técnica e habilidades para uma boa convivência. Um único indivíduo com atitudes negativas pode comprometer toda a equipe, surgem conflitos, a produtividade cai e talentos são perdidos. Por isso, é preciso olhar para o autoconhecimento”, explica a coordenadora do PUCPR Carreiras, Luciana Mariano.

Segundo ela, o sucesso está cada vez mais baseado na combinação entre saber fazer as tarefas e saber conviver com as pessoas.

“Mais do que dominar ferramentas ou processos, é preciso desenvolver inteligência emocional, empatia, respeito e responsabilidade nas relações, além de se auto avaliar sempre, se questionando sobre sua postura nas relações do dia a dia e a sua forma de lidar com as emoções e com os outros no ambiente de trabalho”, avalia.

O estudo mostrou que no ano passado as habilidades mais valorizadas foram a comunicação oral (11,46%), o planejamento (10,73%), a solução de problemas (10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e a comunicação escrita (7,42%).

De acordo com o estudo, em comparação com 2021, período em que as empresas lidavam diretamente com os efeitos da pandemia, observa-se uma mudança nas prioridades, com as habilidades ligadas à solução de problemas (12,58%) ocupando o topo da lista.

A pesquisa aponta que 76% dos respondentes estão investindo na aquisição de novos conhecimentos, o que demonstra uma postura proativa, para evitar a estagnação e fortalecer a empregabilidade. Além disso, 16,32% das empresas entrevistadas priorizam aqueles que demonstram interesse em se atualizar.

Luciana ressaltou que os movimentos do mercado acontecem com rapidez e o que importa é como cada um se posiciona diante dessas transformações.

“Atualizar conhecimentos e desenvolver novas competências é uma necessidade. Aqueles que mantêm o aprendizado constante conseguem se adaptar às mudanças, identificar oportunidades e compartilhar conhecimento. Essa prática ajuda não só na carreira individual, mas também no desempenho das organizações, que precisam de pessoas preparadas para aprender, mudar e colaborar”, disse.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 21:11h • 04 de setembro de 2025

Traços de cocaína, cafeína e medicamentos são encontrados nas águas do estuário de São Vicente

Pesquisa inédita aponta risco ecológico baixo a moderado para fauna marinha, resultado da falta de tratamento de esgoto e da proximidade com o Porto de Santos

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:29h • 04 de setembro de 2025

O segredo da longevidade pode estar na forma como corpo e mente conversam

Ciência mostra como mente, sistema imunológico e metabolismo se comunicam e influencia prevenção, longevidade e qualidade de vida

Descrição da imagem

Variedades • 19:42h • 04 de setembro de 2025

Jovens e adultos enfrentam riscos da hiperconexão e perda de pensamento crítico

Exposição constante afeta funções executivas do cérebro, limita pensamento crítico e amplia riscos de frustração e depressão

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de setembro de 2025

Doença pouco conhecida e sintomas silenciosos: 8 sinais que podem indicar lipedema

Doença crônica e pouco diagnosticada afeta até 12% das mulheres brasileiras e é frequentemente confundida com obesidade ou celulite

Descrição da imagem

Policial • 17:37h • 04 de setembro de 2025

Região tem ação dupla da Polícia Civil: prisão em Cândido Mota e veículo blindado em Prudente

Ações desta quinta-feira mostram tanto o enfrentamento à violência contra a mulher como o fortalecimento da estrutura de operações especiais no oeste paulista

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:03h • 04 de setembro de 2025

Carreta do Museu Catavento leva ciência e interatividade a diversas regiões do estado

Carreta de 20 metros de comprimento com 60 m² de exposição passará por cidades do interior e litoral paulista carregando parte do acervo do Museu Catavento

Descrição da imagem

Variedades • 16:57h • 04 de setembro de 2025

Última semana para jogar na Lotofácil da Independência

Prêmio estimado em R$ 220 milhões; o maior da modalidade

Descrição da imagem

Cidades • 16:13h • 04 de setembro de 2025

Caminhada em Quatá marca campanha Setembro Amarelo nesta sexta-feira

Atividade acontece nesta sexta-feira, 5 de setembro, com saída do CAPS e chegada no Salão da 3ª Idade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?