Educação • 11:38h • 09 de agosto de 2025
Mestrado e doutorado na Unesp terão processo seletivo gratuito e integrado
Com inscrições gratuitas entre 18 de agosto e 22 de setembro, novo modelo reúne 48 programas e busca ampliar acesso à pós-graduação com mais diversidade e transparência
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Unesp | Foto: Divulgação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai implementar, em 2025, um novo modelo de seleção para o ingresso na pós-graduação. Trata-se do Processo Seletivo Unificado (PSU), que reúne 48 programas de pós-graduação (PPGs) e oferece vagas em 81 cursos de mestrado e doutorado, acadêmicos e profissionais. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas entre os dias 18 de agosto e 22 de setembro, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.
A proposta do PSU é promover maior equidade no acesso ao ensino de pós-graduação, facilitando o planejamento dos candidatos e aumentando a diversidade nos cursos. De acordo com a pró-reitora de pós-graduação da Unesp, professora Maria Valnice Boldrin, a ideia é reduzir barreiras de entrada sem comprometer a qualidade e a seriedade do processo seletivo. Ela defende, por exemplo, que requisitos como fluência em outro idioma sejam flexibilizados na etapa de entrada e desenvolvidos durante o curso.
O novo modelo mantém a autonomia dos programas participantes para definir os critérios de avaliação, podendo optar por etapas classificatórias e eliminatórias, conforme suas especificidades. O edital de cada programa deixará claro os métodos utilizados. A organização do processo será feita com apoio da Fundação Vunesp, além do suporte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, que oferecerá um manual de boas práticas, editais bilíngues e material de acolhimento para os aprovados.
Com presença em 24 cidades paulistas, a Unesp reúne 140 programas de pós-graduação e mais de 12 mil alunos matriculados. Segundo dados da Capes, 63% desses programas têm conceitos máximos (5, 6 ou 7), o que os coloca entre os de maior excelência acadêmica do país.
A expectativa da universidade é que o novo processo seletivo amplie a visibilidade da pós-graduação da Unesp e atraia candidatos de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A iniciativa também fortalece a integração entre os programas e estimula a formação de uma identidade comum à pós-graduação da instituição.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital