• FEMA abre Ciclo de Carreiras Jurídicas 2026 com juiz da 1ª Vara Cível de Assis
  • Assis divulga programação oficial do Carnassis 2026 com quatro dias de festa
  • FCL-Assis oferecerá bacharelado inédito no Brasil com estudos na China e 40 vagas em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 11:36h • 12 de março de 2025

Mês da Mulher: Cabine Lilás completa um ano de serviço em SP com 6 mil vítimas acolhidas

Atendimentos incluem orientações de como obter medida protetiva e informações sobre direitos como auxílio-aluguel, redes de abrigo e linhas de crédito

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O projeto auxiliou na condução de 98 suspeitos de violência doméstica à delegacia na capital e região metropolitana.
O projeto auxiliou na condução de 98 suspeitos de violência doméstica à delegacia na capital e região metropolitana.

A Cabine Lilás, serviço de atendimento especializado às vítimas de violência doméstica ou familiar da Polícia Militar, completou um ano em março. A iniciativa do Governo de São Paulo tem ajudado centenas de mulheres a interromper o ciclo de violência e a denunciar o agressor. O programa começa a ser ampliado para todo o interior do estado neste ano.

Desde o início do projeto, a Cabine Lilás já ajudou 6 mil mulheres com atendimentos sobre orientações de como obter medida protetiva e informações sobre os direitos como auxílio-aluguel, redes de abrigo, linhas de crédito, entre outros assuntos.

Nesse período, a Cabine Lilás já auxiliou na condução à delegacia de 98 suspeitos de violência doméstica na capital paulista e na região metropolitana. Desse total, 32 permaneceram presos.

Uma das vítimas ligou para o 190, número de emergência da Polícia Militar, há três semanas. “Fui muito bem acolhida e instruída pelos policiais. Me senti bem à vontade, são muito profissionais”, disse a dona de casa.

A mulher de 39 anos contou que começou a ter problemas com o agressor um ano após o início do relacionamento. De acordo com a vítima, as agressões sofridas durante a relação, também de forma psicológica, fizeram com que ela se mudasse de casa e criasse coragem para fazer a denúncia.

Após a ligação para o serviço de emergência da PM, a mulher obteve auxílio para solicitar a medida protetiva e não teve mais problemas com o agressor, que precisa manter 300 metros de distância da casa da solicitante.

Com coragem para denunciar, a dona de casa incentivou outras vítimas a pedirem ajuda à polícia. “Infelizmente não é só a mulher que sofre. Os filhos e a família também. As mulheres acham que não têm estrutura para viver sozinha, e os agressores se aproveitam disso. Por isso, nós precisamos entender que não podemos continuar nesse ciclo”, afirmou.

Redes de apoio

Na Cabine Lilás a vítima é informada sobre os direitos, rede de apoio disponível na região em que mora, pode acionar uma viatura em caso de ameaça e ainda recebe orientações diversas sobre como agir em determinadas situações. Como muitas mulheres ligam já fragilizadas e com vergonha de irem até a delegacia, elas são orientadas a abrir um boletim de ocorrência sem sair de casa, por meio do aplicativo SP Mulher Segura.

Além do registro do boletim, o app possui um botão de pânico para emergências (em caso da mulher possuir medida protetiva) e realiza de forma ininterrupta o monitoramento do agressor com tornozeleira eletrônica, o que permite uma rápida ação da polícia em caso de o infrator tentar se aproximar das vítimas.

Em alguns casos, as vítimas fogem de casa depois da agressão sofrida e não têm para onde ir. Ao ligar na central 190, a Cabine Lilás oferece o suporte para encaminhar a mulher para uma rede de abrigo, onde ela recebe orientações sobre como obter auxílio-aluguel e ter acesso aos demais serviços de acolhimento.

Também são orientadas sobre assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia e guarda do filho, além de atendimento à saúde.

Todas essas iniciativas são promovidas pelo Governo de São Paulo, que também lançou o movimento “São Paulo por Todas” para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.

Delegacias de Defesa da Mulher

Em apoio ao combate de violência contra mulher, o estado disponibiliza atualmente 141 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) territoriais – sendo que 18 funcionam 24 horas, e 162 salas DDMs instaladas estrategicamente em plantões policiais, possibilitando que a vítima seja atendida por videoconferência por uma equipe especializada.

São Paulo por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:03h • 12 de fevereiro de 2026

Conservação sem conservantes: o papel dos enlatados na segurança alimentar

Conservação sem conservantes, maior durabilidade e preço estável colocam alimentos enlatados como aliados no acesso à alimentação de qualidade

Descrição da imagem

Educação • 11:49h • 12 de fevereiro de 2026

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta

Documentos devem ser entregues na faculdade privada

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:08h • 12 de fevereiro de 2026

Música, coral e instrumentos: Assis inicia matrículas gratuitas para todas as idades

Formação é voltada a crianças, jovens e adultos e oferece aulas de instrumentos, dança e coral sem custo

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:35h • 12 de fevereiro de 2026

Governo de SP sanciona lei sobre protetores auriculares para estudantes com autismo

Medida amplia acessibilidade, reduz impactos da hipersensibilidade sonora e reforça políticas de inclusão na educação pública

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:13h • 12 de fevereiro de 2026

Polilaminina avança em testes e renova expectativas no tratamento de lesões medulares

Desenvolvida pela UFRJ e estudada há quase três décadas, substância entrou na fase 1 de estudos em humanos após resultados promissores em pesquisas experimentais, mas ainda exige cautela

Descrição da imagem

Mundo • 09:26h • 12 de fevereiro de 2026

Postos do Poupatempo estarão fechados durante o Carnaval

Atendimentos presenciais serão retomados na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h

Descrição da imagem

Saúde • 09:04h • 12 de fevereiro de 2026

Efeito sanfona afeta metabolismo e reduz gasto energético em mulheres

Pesquisa da Unicamp envolveu 121 mulheres entre 20 e 41 anos, com diferentes faixas de índice de massa corporal (IMC)

Descrição da imagem

Mundo • 08:43h • 12 de fevereiro de 2026

Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet

Dados são divulgados para marcar o Dia da Internet Segura

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar