Policial • 09:18h • 24 de outubro de 2024
Mega-operação do Detran-SP atinge 91 credenciados num único dia
As infrações envolveram obstrução à fiscalização, falta de credenciamento e venda de peças sem rastreabilidade
Da Redação com informações do Detran | Foto: Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo realizou no último sábado (19) uma operação de fiscalização a 91 empresas credenciadas ao órgão, sendo 26 desmontes de veículos e 65 Centros de Formação de Condutores (CFC), clínicas médicas e de psicologia. A força-tarefa na capital, que contou com 87 profissionais do órgão de trânsito e com a parceria da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e do Ministério Público de São Paulo, terminou com a autuação de três autoescolas, quatro clínicas médicas, oito de psicologia e dois desmontes de motos, além da lacração de outros catorze.
Os desmontes foram lacrados por obstruir a fiscalização, em descumprimento à Portaria Normativa 25 do Detran-SP. Já a autuação se deu por falta de credenciamento, em um caso, e pela venda de peças sem selo de rastreabilidade, em outro. As chamadas peças de sangue – autopeças provenientes de crimes como roubos ou latrocínios – estão sempre no radar dessas operações realizadas pelo Detran-SP, que age para garantir que as empresas por ele reguladas atuem dentro das normas.
Neste ano, esse esforço foi intensificado, com um aumento nas operações de fiscalização a agentes regulados entre janeiro e setembro, na comparação com o mesmo período de 2023. Ao todo, foram fiscalizados mais de sete mil agentes regulados nos primeiros nove meses de 2024, contra mais de 3.600 no mesmo intervalo do ano passado.
No caso das clínicas autuadas, a maioria não cumpria o horário de seus planos de trabalho. Já as autoescolas sofreram autuação por estar com cadastro desatualizado de instrutores, ausência de diretores e veículos com irregularidades. Todos os autuados responderão aos devidos processos administrativos.
Esta foi a segunda operação realizada pelo Detran-SP em um sábado, neste ano. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) também participou da operação por meio da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar) com a 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Desmanches Delituosos, averiguando suspeitas de peças com origem criminosa, as chamadas peças de sangue.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social