Saúde • 11:49h • 20 de maio de 2025
Medicamentos genéricos são eficazes e seguros: conheça 5 mitos e verdades
No Dia Nacional do Medicamento Genérico, especialista da Sandoz esclarece dúvidas e reforça o papel dos genéricos no acesso à saúde de qualidade no Brasil
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 20 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Medicamento Genérico, uma data que marca a importância dessa alternativa terapêutica para milhões de brasileiros. Há 26 anos presente nas farmácias, os genéricos são hoje uma opção confiável, eficaz e mais acessível à população. Ainda assim, muitos mitos continuam circulando e confundindo os consumidores.
Com o objetivo de reforçar a confiança nos genéricos, a Sandoz, líder global em medicamentos genéricos e biossimilares, esclarece as principais dúvidas sobre esses medicamentos. Cleber Sato, diretor das áreas médica e regulatória da Sandoz, desmistifica cinco das percepções mais comuns:
1. Genéricos são menos eficazes que os de referência — MITO
Genéricos passam por rigorosos testes de qualidade exigidos pela Anvisa. Eles têm a mesma dose, princípio ativo, forma farmacêutica e ação terapêutica que os medicamentos de marca.
2. Demoram mais para fazer efeito — MITO
A absorção e o tempo de início da ação no organismo são equivalentes ao do medicamento de referência. A eficácia é idêntica.
3. O preço mais baixo significa qualidade inferior — MITO
A diferença de preço se deve ao fato de que o fabricante do genérico não precisa investir novamente em pesquisa e desenvolvimento. A qualidade é assegurada por normas regulatórias.
4. A maioria dos brasileiros compra genéricos — VERDADE
Segundo levantamento, 79% dos brasileiros já compraram ou compram genéricos com frequência. Além disso, 85% dos medicamentos da Farmácia Popular são dessa categoria.
5. Genéricos só servem para doenças simples — MITO
Genéricos tratam desde doenças comuns até condições crônicas e mais complexas, como câncer e doenças cardiovasculares.
Medicamentos que ampliam o acesso
A democratização do acesso à saúde é um dos principais benefícios dos genéricos. Para Cleber Sato, o grande desafio ainda está na conscientização e na confiança do consumidor:
“O medicamento genérico é um grande aliado para ampliar o acesso à saúde no Brasil. Torná-los mais conhecidos e confiáveis para a população é fundamental para garantir que mais pessoas possam seguir seus tratamentos corretamente”, afirma o especialista.
Hoje, cerca de 90% das doenças conhecidas já podem ser tratadas com medicamentos genéricos. A combinação entre eficácia comprovada e custo reduzido faz desses produtos peças-chave no sistema de saúde brasileiro, especialmente para as populações mais vulneráveis.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor