Educação • 09:36h • 03 de fevereiro de 2025
MEC lança guias para uso consciente de celulares nas escolas e incentiva uso pedagógico
Publicações orientam educadores sobre os impactos negativos do uso excessivo de aparelhos e destacam o potencial pedagógico quando bem utilizado
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: EBC

Com o início das aulas nesta primeira semana de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) lança dois guias importantes que abordam o uso consciente de celulares nas escolas. As publicações, lançadas na sexta-feira (31), são direcionadas tanto às escolas quanto às redes de educação e têm como objetivo promover um uso mais responsável da tecnologia no ambiente escolar.
O MEC, com o apoio de novos materiais, busca incentivar discussões sobre como integrar smartphones e tablets ao processo de aprendizagem, ao invés de simplesmente proibir seu uso. Os guias também alertam para os impactos negativos do uso excessivo dos dispositivos móveis, como o comprometimento da aprendizagem, o aumento da dependência digital e problemas emocionais que podem surgir com o tempo. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que, embora o uso da tecnologia não seja proibido, o foco é garantir que seja feito de forma consciente, visando a qualidade de vida dos estudantes.
Além disso, as novas publicações chegam após a sanção da Lei nº 15.100/2025, que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis durante as aulas e intervalos. A legislação, que proíbe o uso indiscriminado desses dispositivos, garante a permissão apenas quando for utilizado para fins pedagógicos.
O guia "Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso?" está disponível para escolas e oferece dados sobre como a presença constante do celular pode afetar negativamente a interação social entre os alunos, prejudicando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Além disso, alerta para a exposição a conteúdos inadequados, um risco constante para crianças e adolescentes.
O segundo guia, voltado às redes de ensino, traz exemplos de escolas de diferentes países, além de estudos de instituições públicas e particulares no Brasil, que adotaram restrições ao uso de celulares. O material também destaca como o uso planejado desses dispositivos pode ser um grande aliado na redução da desigualdade educacional, com a possibilidade de ampliar o acesso à educação e enriquecer as práticas de ensino.
Essas orientações do MEC reforçam a importância de um uso mais equilibrado da tecnologia nas escolas, ajudando no desenvolvimento crítico e ético dos estudantes. O MEC recomenda que as escolas aproveitem as oportunidades oferecidas pelos celulares para trabalhar temas relacionados à educação digital e ao uso responsável da informação.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor