Educação • 08:54h • 03 de junho de 2024
MEC define novas regras para a formação de professores com foco em aulas presenciais
Novas diretrizes estabelecem que ao menos 50% da carga horária em licenciaturas deve ser presencial, visando melhorar a qualidade da educação básica
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) adotou novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica.
Publicadas na segunda-feira, 27 de maio, as diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e visam uma atualização nos critérios de formação de docentes em todo o país.
De acordo com a nova resolução, todos os cursos de licenciatura terão uma duração mínima de quatro anos e deverão cumprir uma carga horária total de 3.200 horas.
Destas, pelo menos 1.600 horas — correspondente a 50% do total — deverão ser realizadas presencialmente.
As horas de formação serão distribuídas em diferentes segmentos, todos fundamentais para a formação integral dos futuros educadores:
- Formação Geral: 880 horas dedicadas ao entendimento amplo sobre educação e fenômenos educativos, que podem ser ofertadas tanto presencialmente quanto de forma remota.
- Conhecimentos Específicos: 1.600 horas focadas nos conteúdos específicos das áreas de atuação dos professores. Para cursos na modalidade a distância, ao menos 880 destas horas precisam ser presenciais.
- Atividades Acadêmicas de Extensão: 320 horas que devem ser obrigatoriamente presenciais, permitindo aos estudantes aplicar e expandir seu conhecimento em contextos reais.
- Estágio Supervisionado: 400 horas de prática em ambiente escolar, também compulsoriamente presenciais.
Além disso, as novas diretrizes também regulamentam cursos de segunda licenciatura e formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos que almejam ingressar no magistério. Esses cursos seguem a mesma regra de 50% de atividades presenciais.
Essas mudanças refletem um esforço do MEC para garantir que a formação dos professores seja mais integrada e prática, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do ambiente educacional moderno.
A Assessoria de Comunicação Social do MEC, juntamente com informações da Secretaria-Executiva, enfatiza que estas medidas são essenciais para elevar o padrão de qualidade da educação em todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social