Responsabilidade Social • 08:19h • 20 de junho de 2024
MEC avaliará material para ensino da cultura afro-brasileira e indígena
Portaria institui comissão permanente para analisar conteúdos didáticos e paradidáticos utilizados em escolas de todo o país
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação
Na última sexta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 37, que estabelece uma comissão de avaliação para materiais didáticos, paradidáticos, literários e instrucionais utilizados no ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
A iniciativa visa garantir a qualidade e a adequação dos conteúdos que abordam as relações étnico-raciais no ambiente escolar.
Comissão multidisciplinar
A comissão será composta por representantes de diversas secretarias do MEC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola (Coneeq), da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), além de especialistas de destaque na área.
Este grupo de natureza permanente se reunirá trimestralmente para analisar, avaliar e emitir pareceres sobre a produção, edição e publicação de materiais impressos e audiovisuais produzidos pelo MEC e suas autarquias.
Funções da comissão
- Entre as responsabilidades da comissão estão:
- Analisar e avaliar materiais didáticos e paradidáticos.
- Emitir pareceres sobre conteúdos utilizados no ensino das relações étnico-raciais.
- Realizar formações e treinamentos relacionados ao tema.
- Avaliar materiais aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) sempre que solicitado.
Importância do ensino afro-brasileiro e indígena
O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e de outras normas regulamentadoras, que determinam sua inclusão obrigatória nos currículos escolares.
Essa iniciativa visa promover uma educação mais inclusiva e respeitosa com a diversidade cultural do Brasil, reconhecendo e valorizando as contribuições dos povos afro-brasileiros e indígenas para a formação da identidade nacional.
Próximos passos
A comissão já está se preparando para suas primeiras reuniões e para o início das avaliações dos materiais. O objetivo é garantir que os conteúdos utilizados nas escolas estejam alinhados com as diretrizes de inclusão e respeito às diversas culturas que compõem o Brasil.
Para mais informações, acompanhe as atualizações no site do MEC e nas redes sociais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social