Educação • 13:30h • 30 de junho de 2024
MEC anuncia repasse de R$ 144 milhões para cursos técnicos
Recursos vão ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio em tempo integral nos estados
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) anunciou o repasse de R$ 144 milhões para fomentar vagas no ensino médio articulado à educação profissional e tecnológica (EPT).
Os recursos, que serão executados em 2024 e 2025, têm como objetivo gerar 60 mil novas vagas nas redes estaduais de ensino, no âmbito do programa Escola em Tempo Integral.
Encontro de gestores
O anúncio foi feito durante o Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Brasília (DF) nos dias 27 e 28 de junho, no auditório do MEC.
Foto: Fábio Nakakura / MEC
O evento reuniu gestores de estados e do Distrito Federal para troca de experiências e discussão de estratégias para valorização e expansão da educação técnica e profissional.
Estratégia para inclusão
Carla Jardim, secretária substituta de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, destacou o compromisso do ministério em ampliar significativamente a oferta de EPT articulada ao ensino médio.
"Essa é a principal estratégia para a inclusão dos jovens na escola e no trabalho," afirmou. A secretária enfatizou a importância da educação integral como um passaporte para a cidadania, citando o educador Anísio Teixeira.
Diálogo permanente
Lourival José Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB), ressaltou a abordagem sistêmica da SEB, que trabalha desde a educação infantil até o ensino fundamental, e a importância do diálogo contínuo com as secretarias de educação para a implementação dessas políticas.
Participantes
A abertura do evento também contou com a participação de Elias Monteiro, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Distrito Federal e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social