Educação • 12:29h • 11 de abril de 2025
Matrículas no ensino profissionalizante crescem em 2024
Ministro da Educação diz que governo trabalha para ampliar vagas
Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O ensino profissionalizante no Brasil alcançou 2,57 milhões de matrículas em 2024, número 2,4 vezes maior que o registrado em 2023. Desse total, 1,57 milhão estão na rede pública, segundo dados do Censo Escolar 2024.
A proporção de estudantes do ensino médio regular matriculados também em cursos técnicos ou de magistério subiu de 12,5% em 2021 para 17,2% em 2023. O destaque vai para o Piauí, onde 52,4% dos alunos do ensino médio estão em programas vocacionais.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo busca colocar o Brasil no mesmo nível dos países da OCDE em termos de ensino técnico: “É ousadia minha?”, disse durante a apresentação dos dados.
Na rede pública, 74,3% das matrículas estão nas escolas estaduais; 21,4%, na rede federal; e 4,3%, nas municipais.
Investimentos e metas
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a meta de 4,8 milhões de matrículas na educação profissional técnica de nível médio até 2025. Para isso, o governo federal investe R$ 2,5 bilhões na criação de 102 novos campi dos Institutos Federais, com previsão de 140 mil novas vagas, além de R$ 1,4 bilhão para melhorias na infraestrutura das unidades já existentes.
Outra iniciativa é o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que permitirá, a partir de 2026, que estados utilizem parte dos juros de suas dívidas com a União para ampliar as matrículas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
“Com o Propag, priorizamos o uso desses recursos para expandir o ensino técnico em todo o Brasil”, reforçou o ministro Camilo Santana.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor