• Governo de SP emite 84,6 mil carteiras da pessoa autista no estado
  • "Negocia Energisa" permite regularizar contas com isenção de multas e até 80% de desconto
  • Polícia Civil de Dracena realiza sonho de Natal de criança em Ouro Verde
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 16:32h • 12 de novembro de 2024

Mata Atlântica: história, desafios e inovações na preservação de um bioma vital

Iniciativas científicas e tecnológicas buscam reverter impactos históricos e proteger o bioma, que abriga grande parte da biodiversidade e da população brasileira

Da Redação/Agência Gov | Foto: Raul Vasconcelos (Ascom/MCTI)

No Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Biomas, o Cetene desenvolve protocolos para pesquisa com espécies in vitro. O material é utilizado para o reflorestamento e reintrodução de espécies da Mata Atlântica.
No Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Biomas, o Cetene desenvolve protocolos para pesquisa com espécies in vitro. O material é utilizado para o reflorestamento e reintrodução de espécies da Mata Atlântica.

Você sabia que a Mata Atlântica foi o primeiro bioma brasileiro o com qual os colonizadores tiveram contato? Ao chegarem, encontraram uma vegetação exuberante, de árvores frondosas de todos os tipos e tamanhos. E os animais? Uma fauna diversa como nunca havia visto antes. Sons, cheiros e cores completavam a experiência. Mas essa riqueza também foi um fator determinante para que o bioma fosse o primeiro a sofrer com os impactos da ocupação.

Até hoje, as consequências são sentidas: cerca de 71,6% da vegetação nativa foi desmatada devido à exploração durante ciclos econômicos, construção de rodovias e ferrovias, avanço da pecuária e da expansão urbana.

A Mata Atlântica, presente desde a costa leste do país, passando pelas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, está distribuída em 17 estados. Além das florestas nativas, reúne também ecossistemas associados, como manguezais, restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste. Patrimônio histórico e cultural, a floresta tropical foi berço dos povos originários, os primeiros responsáveis por manejar o bioma.

“Se hoje ainda temos o que temos, é graças a essas pessoas que viveram e manejaram a terra por muito anos”, ressaltou a pesquisadora do programa de capacitação institucional do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Nara Furtado.

O INMA, sediado no Espírito Santo e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como missão realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas suas áreas de atuação, relacionadas à Mata Atlântica. “Uma das nossas principais ações é a pesquisa científica de base, levantar as informações, ocorrência das espécies, com acervo científicos e também trabalhar essas informações para a formação de políticas públicas como por exemplo, a criação de unidades de conservação", explicou a também pesquisadora da instituição, Flávia Chaves.

A unidade ainda tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, já que cerca de 70% da população vive hoje na Mata Atlântica. “O primeiro contato com o Brasil que conhecemos foi a Mata Atlântica. Ela carrega a história do país traduzida em biodiversidade e cultura”, completou a Nara Furtado.

Cetene

Outra unidade de pesquisa vinculada ao MCTI que também atua pela defesa e a preservação da Mata Atlântica, é o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). Localizado no Recife, em Pernambuco, o Cetene trabalha nas áreas de computação científica, nanotecnologia e na biotecnologia, sendo esta última a responsável por desenvolver ações voltadas à preservação dos biomas, entre eles a Pesquisa Mata Atlântica.

No Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Biomas, o Cetene desenvolve protocolos para pesquisa com espécies in vitro. O material é utilizado para o reflorestamento e reintrodução de espécies da Mata Atlântica. “Já foram produzidos 100 protocolos de espécies diferentes e com eles a redução do tempo de germinação comparado com a natureza”, explicou o pesquisador do Centro, André Dias. “No ecossistema, o sucesso de germinação é em torno de 70, 80%, já no laboratório, a porcentagem é perto de 100%, completou Dias.

O Cetene mescla tecnologia e preservação ambiental, utilizando a produção de mudas em laboratório para aumentar a reprodução de espécies, incluindo aquelas ameaçadas de extinção. Esse trabalho torna-se ainda mais relevante diante das mudanças climáticas, nas quais a tecnologia ajuda a superar desafios como a perda de biodiversidade e a degradação de habitats naturais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 09:30h • 26 de dezembro de 2024

Crédito turístico em SP destina R$ 2 bi para 2024

Maior programa de crédito e investimentos turísticos do Brasil, CrediturSP avança em recursos para financiamentos de agentes públicos e privados

Descrição da imagem

Economia • 09:03h • 26 de dezembro de 2024

Calendário de pagamento do Bolsa Família de 2025 já está disponível

Determinado pelo último digito do Número de Identificação Social (NIS), transferência de renda terá início em 20 de janeiro. Última parcela está prevista para o dia 23 de dezembro do próximo ano

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:36h • 26 de dezembro de 2024

Governo de SP emite 84,6 mil carteiras da pessoa autista no estado

Programa da SEDPcD auxilia pessoas com Transtorno do Espectro Autista na garantia de direitos previstos em lei

Descrição da imagem

Economia • 08:02h • 26 de dezembro de 2024

"Negocia Energisa" permite regularizar contas com isenção de multas e até 80% de desconto

Campanha "Negocia Energisa" oferece isenção de multas e parcelamentos com até 80% de desconto para clientes em débito

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 20:23h • 25 de dezembro de 2024

Polícia Civil de Dracena realiza sonho de Natal de criança em Ouro Verde

Em um gesto de solidariedade, policiais civis atendem pedido de moradora e presenteiam criança com bicicleta

Descrição da imagem

Saúde • 14:44h • 25 de dezembro de 2024

Imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas busca reduzir mortes e doenças

Ministério da Saúde orienta que não existe consumo seguro. Mesmo em pequenas quantidades, álcool aumenta risco de adoecimento, incapacidade e morte

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:08h • 25 de dezembro de 2024

Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics

País buscará entendimento com outros países do grupo, diz embaixador

Descrição da imagem

Saúde • 11:22h • 25 de dezembro de 2024

Como combater a dengue: 11 dicas práticas para evitar a proliferação do Aedes aegypti na sua casa

Domicílios abrigam mais de 70% dos focos de criadouros do mosquito transmissor; eliminar pontos de água parada é principal medida para interromper ciclo reprodutivo do vetor

As mais lidas

Cidades

Novo vídeo pode ajudar nas buscas por Mateus Valim, desaparecido desde quarta-feira

Após o sumiço do garoto na última quarta-feira, a cidade de Assis continua mobilizada e a polícia segue as investigações, com novo vídeo surgindo e alimentando as esperanças pela solução do caso