Gastronomia & Turismo • 09:27h • 31 de dezembro de 2025
Marilienses podem participar de pesquisa online sobre percepção do turismo
Levantamento estadual permite que moradores avaliem os impactos do turismo no município e contribuam para o planejamento de políticas públicas
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação
Os moradores de Marília já podem participar da Pesquisa de Percepção do Turismo, realizada anualmente pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A iniciativa chega à sua sexta edição e tem como objetivo ouvir a população sobre como o turismo é percebido em cada município.
A pesquisa é feita de forma totalmente online, por meio de um questionário disponível no link: https://forms.gle/2fUVs4tZ29JGN8L36
O formulário pode ser respondido até o dia 31 de janeiro de 2026 e conta com o apoio das administrações municipais. Na edição anterior, o levantamento obteve mais de 30 mil respostas válidas, provenientes de 438 municípios paulistas.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, os municípios que alcançarem uma amostra mínima de 200 respostas poderão acessar seus resultados de forma individualizada, o que contribui para um diagnóstico mais preciso da realidade local.
Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vítor Gazola, a participação da população é fundamental para o fortalecimento do setor turístico no município.
“Esta pesquisa é muito importante como um indicador da sustentabilidade do turismo, quando se trata do ponto de vista do morador sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo na região. Seus resultados nos ajudam a identificar e a trabalhar as melhorias necessárias para o desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão. Por isso, pedimos que toda a população participe.”
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Marília, Ivan Evangelista Junior, também reforça a importância do engajamento da comunidade. Segundo ele, na edição anterior Marília conquistou o terceiro lugar no Estado em número de participações.
“Nossa meta para esta edição é manter esse nível de engajamento da comunidade. Tivemos boas realizações no turismo receptivo neste ano e temos novos projetos previstos para 2026. A participação de todos é essencial.”
A Prefeitura de Marília reforça o convite aos munícipes para que participem da pesquisa. O questionário é rápido de responder e contribui diretamente para o planejamento e desenvolvimento do turismo local.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita