Cidades • 13:40h • 22 de agosto de 2025
Marília recebe etapa do X Ciclo de Conferências da Defensoria Pública neste sábado
Evento promove participação popular na definição de diretrizes e fiscalização da atuação da Defensoria em São Paulo
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Defensoria Pública | Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realiza neste sábado, 23 de agosto, a pré-conferência da Regional Marília, como parte do X Ciclo de Conferências. A iniciativa acontece a cada dois anos e tem como objetivo ouvir a sociedade civil, identificar demandas prioritárias e construir, de forma participativa, os parâmetros que irão orientar o Plano de Atuação da instituição.
O encontro será realizado das 8h30 às 13h, no Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM), localizado na Avenida Higino Muzi Filho, 529, no bairro Mirante. Durante a atividade, a população terá a oportunidade de acompanhar, propor e fiscalizar ações e projetos desenvolvidos pela Defensoria.
A Defensora Pública-Geral, Luciana Jordão, destaca que o processo fortalece o vínculo da instituição com a população. “A realização das pré-conferências é fundamental para aprimorar nossas políticas e estratégias a partir do diálogo direto com a sociedade. Esses encontros garantem que nossa atuação esteja alinhada às reais necessidades da população paulista”, afirma. A Ouvidora-Geral da Defensoria, Camila Marques, complementa que o ciclo “é um importante mecanismo de participação social, que dá à população a oportunidade de influenciar diretamente as prioridades da instituição, fortalecendo a defesa de seus direitos e a confiança na Defensoria”.
Durante o evento, cada participante poderá escolher entre dez eixos temáticos para contribuir com propostas: Cidadania, Direitos Humanos e Meio Ambiente; Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência; Direitos do Consumidor; Diversidade Sexual e de Gênero; Habitação, Urbanismo e Conflitos Agrários; Infância e Juventude; Política de Atendimento e Educação em Direitos; Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres; Situação Carcerária; e Igualdade Racial e Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Ao final, serão eleitos delegados e delegadas que representarão a região na Conferência Estadual, marcada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo. Iniciativas como a criação de Núcleos de Promoção da Igualdade Racial, de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero e de Defesa do Consumidor nasceram de ciclos anteriores, assim como políticas voltadas para mulheres encarceradas. Essas conquistas mostram o impacto direto da participação popular na atuação da Defensoria.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital