Política • 13:10h • 02 de agosto de 2024
“Mais Mulheres no Poder”: nova cartilha visa combater sub-representação feminina na política
Material visa aumentar e qualificar o debate sobre a participação política feminina
Da Redação | Com informações do Ministério das Mulheres | Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Ministério das Mulheres lançou a cartilha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”. O objetivo do material é ampliar e qualificar o debate acerca da importância da participação política das mulheres nos espaços de poder e decisão, especialmente na política local. A publicação faz um resgate histórico da legislação eleitoral, apresenta dados sobre violência política de gênero e a sub-representatividade das mulheres na política nacional, além de ações do governo federal para mudar este cenário.
A cartilha foi lançada às vésperas das eleições em 5.568 municípios brasileiros e recebe apoio da Procuradoria da Mulher do Senado, da Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
Ao longo da cartilha, são apresentados índices alarmantes sobre as desigualdades e violências contra as mulheres em um país de população majoritariamente feminina. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, e a cada 6 minutos, uma menina ou mulher é vítima de violência sexual no país. A divisão sexual do trabalho faz com que as brasileiras dediquem, em média, 21,3 horas semanais para trabalhos domésticos e de cuidados, praticamente o dobro dos homens. Em termos de representatividade feminina no parlamento, o Brasil está na 132ª posição entre 193 países, segundo a União Interparlamentar.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância da participação feminina na política para fortalecer a democracia e promover transformação social. A cartilha também conta com contribuições de senadoras e deputadas federais, que ressaltam a necessidade de conscientização da sociedade sobre a violência política contra as mulheres e a importância de instrumentos como a cartilha para reverter a sub-representação feminina nos cargos públicos.
A campanha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”, lançada durante o II Fórum Nacional de Políticas para Mulheres, faz parte das ações do Ministério das Mulheres para promover maior participação feminina na política, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Clique aqui e acesse a cartilha!
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social