Educação • 14:40h • 02 de outubro de 2025
Mais de 400 alunos da região de Assis participam da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Competição da Aneel conta com parceria da Energisa Sul-Sudeste e busca incentivar o uso consciente da energia elétrica
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Energisa | Foto: Assessoria de Imprensa

Mais de 400 estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental das regiões de Assis e Tupã participam da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). O projeto, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Programa de Eficiência Energética, conta com o apoio de diversas distribuidoras, entre elas a Energisa Sul-Sudeste. A competição é gratuita e as inscrições foram prorrogadas até 5 de outubro, devendo ser feitas exclusivamente pelo site oficial da olimpíada.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, promover práticas sustentáveis e destacar os impactos sociais e econômicos do consumo de recursos naturais. “Aqui na Energisa temos vários projetos de eficiência energética em ação, visando envolver e conscientizar pessoas de todas as idades. Com a realização da ONEE, o objetivo é ampliar essa conscientização ao contar com os estudantes e professores de todo o país na disseminação de conhecimento e de práticas sustentáveis”, afirma a analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia Peres Vinha.
Energisa apoia competição nacional que estimula eficiência energética em escolas
Podem participar alunos de escolas públicas e privadas dos 82 municípios atendidos pela concessionária no interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e em Guarapuava (PR). Na primeira fase da competição, os estudantes realizam desafios gamificados que apresentam conteúdos educativos sobre eficiência energética. Na segunda etapa, participam de uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE.
Os melhores colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Os vencedores da edição de 2025 também terão vaga garantida na segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem a necessidade de disputar a etapa inicial. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 6 de novembro.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital