• Saúde de Quatá divulga funcionamento dos serviços no recesso de fim de ano
  • Bolsa Estágio: alunos do ensino médio técnico podem se inscrever para vagas de até R$ 851,56 nas férias
  • Assis entra no Mapa do Turismo Brasileiro e conquista dois certificados inéditos do MTur
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:25h • 31 de agosto de 2025

Mais de 28 mil morrem por calor associado ao desmatamento

Efeitos são ainda mais graves em países de baixa renda, diz estudo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Em termos de impacto à saúde, a consequência mais grave revelada pelo estudo é a estimativa de 28.330 mortes não acidentais por ano atribuídas ao calor induzido pelo desmatamento, com intervalo de confiança de 23.610 a 33.560 mortes anuais.
Em termos de impacto à saúde, a consequência mais grave revelada pelo estudo é a estimativa de 28.330 mortes não acidentais por ano atribuídas ao calor induzido pelo desmatamento, com intervalo de confiança de 23.610 a 33.560 mortes anuais.

Um estudo internacional divulgado na quarta-feira (27) analisou os efeitos do desmatamento de florestas tropicais sobre a saúde humana. Pela primeira vez, a pesquisa adotou uma escala pantropical, abrangendo as regiões das Américas, África e Ásia.

Os resultados mostram que, em todas essas áreas, existe uma relação direta entre perda de floresta, aumento da temperatura local e elevação da mortalidade. A estimativa é de aproximadamente 28 mil mortes por ano, quase todas evitáveis.

O trabalho foi publicado na revista Nature Climate Change e contou com a liderança do Instituto de Ciência do Clima e Atmosfera da Universidade de Leeds, no Reino Unido, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia, em Gana.

Entre 2001 e 2020, cerca de 345 milhões de pessoas foram expostas ao aquecimento gerado pelo desmatamento em regiões tropicais. Nesse período, a temperatura média da superfície terrestre subiu 0,27 °C durante o dia. Segundo os pesquisadores, esse aumento aparentemente pequeno tem efeitos significativos sobre a mortalidade.

O impacto mais grave para a saúde é a estimativa de 28.330 mortes anuais relacionadas ao calor provocado pelo desmatamento, com intervalo de confiança entre 23.610 e 33.560 mortes. O Sudeste Asiático concentra o maior número de vítimas, com 15.680 por ano, impulsionado pela vulnerabilidade da população da Indonésia. A África tropical soma 9.890 mortes anuais, e as Américas Central e do Sul chegam a 2.520.

A perda de cobertura florestal no período analisado foi de 1,6 milhão de km², sendo 760 mil km² nas Américas, 490 mil km² no Sudeste Asiático e 340 mil km² na África. Nas áreas preservadas, a elevação média de temperatura foi de 0,20 °C, enquanto nas regiões desmatadas chegou a 0,70 °C — mais de três vezes acima da média.

O estudo também alerta para os impactos sobre o trabalho. Apenas entre 2003 e 2018, 2,8 milhões de trabalhadores em áreas tropicais foram expostos a níveis de calor acima do limite seguro para atividades ao ar livre. Essa exposição prejudica o desempenho físico e cognitivo e está associada a doenças cardiovasculares e maior mortalidade.

Esses efeitos são ainda mais graves em países de baixa renda, onde faltam recursos para adaptação, como o uso de ar-condicionado. Populações mais pobres, que dependem diretamente dos ecossistemas florestais, acabam sofrendo tanto com o calor extremo quanto com a falta de infraestrutura de saúde para enfrentar os impactos.

Para a pesquisadora da Fiocruz Piauí, Beatriz Oliveira, coautora do estudo, a preservação das florestas vai além da regulação

 climática. Segundo ela, conservar esses ecossistemas é também uma questão de saúde pública, pois reduz mortes por calor e garante melhores condições de vida às comunidades em situação de vulnerabilidade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 12:31h • 17 de dezembro de 2025

Pedrinhas Paulista realiza sorteio do IPTU Premiado 2025 neste sábado, dia 20

Contribuintes com imposto em dia concorrem a prêmios e acompanham show musical na Arena de Eventos Coliseu

Descrição da imagem

Saúde • 12:04h • 17 de dezembro de 2025

Postura ao usar o celular pode sobrecarregar a cervical em até 27 kg

Especialistas alertam que a postura de cabeça baixa pode acrescentar mais de 25 kg de pressão na cervical e já impacta crianças e adolescentes

Descrição da imagem

Cidades • 11:36h • 17 de dezembro de 2025

Saúde de Quatá divulga funcionamento dos serviços no recesso de fim de ano

Unidades de saúde e farmácia municipal terão fechamento em datas específicas entre 24 de dezembro e 2 de janeiro; Pronto-Socorro segue aberto 24 horas

Descrição da imagem

Saúde • 11:11h • 17 de dezembro de 2025

Santa Casa de Assis atende cerca de 90 pacientes em mutirão nacional de cirurgias pelo SUS

Ação realizada nos dias 13 e 14 de dezembro integrou mobilização nacional e contou com atuação conjunta de equipes assistenciais e médicas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:50h • 17 de dezembro de 2025

Acordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes

ONU cobra ação para manter limite de 1,5 ºC e acelerar transição

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:27h • 17 de dezembro de 2025

Setor editorial e de livros registra expansão de 13% no país

Segmento gera 70 mil empregos diretos

Descrição da imagem

Mundo • 09:47h • 17 de dezembro de 2025

Fim de ano: Ipem-SP orienta sobre a compra de produtos típicos da época

Com a chegada das festas de fim de ano, o Ipem-SP reforça recomendações para que os consumidores façam compras seguras e conscientes durante o período

Descrição da imagem

Saúde • 09:25h • 17 de dezembro de 2025

Infectologista alerta pais sobre a tríplice ameaça do verão à saúde infantil

O infectologista pediátrico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Márcio Nehab, alerta que pais e responsáveis devem manter vigilância em três frentes: controlar arboviroses, prevenir infecções respiratórias e garantir a atualização do calendário vacinal infantil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025