Classificados • 16:46h • 16 de agosto de 2024
Maior concurso público da história atrai mais de 2,1 milhões de candidatos para 6.640 vagas
Inclusão é destaque com alta participação de pessoas negras, indígenas e com deficiência, graças à política de cotas do CPNU
Da Redação | Com informações do Ministério da Gestão e Inovação | Foto: Divulgação
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024 se tornou um marco na história dos processos seletivos no Brasil, atraindo mais de 2,1 milhões de candidatos para disputar 6.640 vagas na administração pública federal. Com essa impressionante adesão, o certame já é reconhecido como o maior concurso público da história do país.
A dinâmica do CPNU, que permite que os candidatos se inscrevam para múltiplas vagas dentro de um mesmo bloco temático, gerou uma alta concorrência em todos os blocos. O Bloco 8, que atraiu mais de 694 mil inscritos, apresenta a maior relação candidato/vaga, com 1.003,7 concorrentes por vaga. O Bloco 7, por sua vez, é o que oferece o maior número de vagas (1.737), com uma taxa de 242,9 candidatos por vaga. Em média, considerando todos os blocos, a relação candidato/vaga é de 318,4.
De acordo com Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, o formato do concurso foi desenhado para maximizar as chances de aprovação dos candidatos, permitindo que, mesmo com uma nota mais baixa em um determinado cargo, o candidato possa continuar concorrendo a outras vagas dentro do mesmo bloco temático. "A nota é uma referência. Por mais que o candidato não passe no cargo da sua preferência, ele segue com grandes chances de entrar no sistema público", explicou.
Outro ponto de destaque do CPNU é a política de cotas, que visa aumentar a diversidade na administração pública. A relação candidato/vaga para pessoas negras é de 315,7, para pessoas com deficiência é de 114,7, e para indígenas é de 68,4. A inclusão dessas populações é um dos principais objetivos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com a realização deste concurso unificado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social