• Campeonato de skate em Palmital terá disputa em cinco categorias neste domingo
  • Procon-SP e OAB lançam cartilha para orientar apostadores sobre seus direitos
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 15:22h • 30 de julho de 2024

Maduro diz que vitória foi triunfo da independência da Venezuela

Oposição contesta e diz esperar ação das Forças Armadas

Agência Brasil | Foto: Divulgação / Redes Sociais

Os resultados das eleições venezuelanas costumam ser alvo de desconfiança de parte da comunidade internacional
Os resultados das eleições venezuelanas costumam ser alvo de desconfiança de parte da comunidade internacional

O resultado da eleição venezuelana foi um triunfo da independência nacional apesar das sanções, avaliou o presidente Nicolás Maduro na madrugada desta segunda-feira (29) logo após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país anunciar sua vitória por 51,21% dos votos. Maduro também pediu respeito dos demais países ao resultado das urnas e chamou setores da oposição ao diálogo.

Por outro lado, a principal campanha opositora, liderada por Edmundo González, disse não reconhecer o resultado. A opositora Maria Corina Machado denunciou que nem todas as atas das urnas teriam sido entregues às testemunhas da oposição e disse que “o dever das Forças Armadas nacionais é fazer valer a vontade popular e é isso que nós esperamos”.

Maduro discursou para uma multidão em frente ao Palácio Miraflores, sede do governo, em Caracas. “[É o] triunfo da independência nacional, da dignidade do povo da Venezuela. Não puderam com as sanções, não puderam com as agressões, não puderam com as ameaças, não puderam agora e não poderão jamais com a dignidade do povo da Venezuela”, destacou.

O país sul-americano enfrenta um bloqueio financeiro e comercial iniciado em 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro.

O presidente reeleito pediu ainda que os países respeitem o resultado. “O poder eleitoral tem um sistema eleitoral de altíssimo nível de confiança, segurança e transparência com 16 auditorias”, afirmou, acrescentando que “quando houve o debate em que Donald Trump denunciou que lhe roubaram as eleições nos Estados Unidos, nós não nos metemos nisso”.

Segundo Maduro, eles “já conhecem esse filme” da oposição que costuma acusar fraude. “[Em 2004] trataram de manchar o resultado eleitoral com gritos de fraude e saíram todos em coletivas de imprensa. Ramos Allup [líder opositor à época] disse ‘tenho provas e em 24 horas apresento as provas contundentes’. Ainda hoje estamos esperando”, ironizou.

O presidente reeleito comentou ainda o ataque hacker denunciado pelo CNE que teria atrasado a divulgação dos resultados. “Sabemos de onde fizeram [o ataque hacker], de que país ele veio. Já sabemos quem ordenou. Está nas mãos do fiscal-geral da República fazer a investigação e fazer justiça para nosso povo”, destacou, sem revelar de onde teria partido o ataque.

Maduro também fez duros ataques ao presidente Javier Milei, da Argentina, que disse não reconhecer o resultado, chegando a pedir uma ação das Forças Armadas da Venezuela contra o resultado anunciado pelo CNE. “Milei, não aguentas um round comigo, bicho covarde. Traidor da pátria”, disparou.

O presidente Nicolás Maduro, em seu primeiro discurso, fez um apelo ao diálogo aos setores da oposição para que não recorram à violência ou peçam golpe de Estado. “[Vou convocar] um grande diálogo de entendimento nacional e de novos consensos”, afirmou, destacando que deve convidar todos os setores da sociedade.

Oposição

Apesar de alguns candidatos reconhecerem o resultado do CNE, como Benjamín Rausseo, Daniel Ceballos, José Brito e Luis Eduardo Martínez, o principal candidato opositor que somou 44% dos votos, Edmundo González, não reconheceu a vitória de Maduro e a liderança Maria Corina Machado pediu ação das Forças Armadas. 

“Violaram todas as normas ao ponto de ainda não terem entregue a maioria das atas”, denunciou Edmundo na madrugada desta segunda-feira, acrescentando que “nossa luta continua e não descansaremos até que a vontade do povo da Venezuela seja respeitada”.

A líder Maria Corina Machado disse que “todos sabem o que passou na Venezuela” e pediu medidas das Forças Armadas nacionais.

“Os cidadãos militares, eles estiveram alí, na primeira fila. Eles viram a gente com alegria, com esperança, organizados de forma cívica, pacífica e abrindo os braços a todo o país. Eles sabem. E o dever da Força Armada Nacional é fazer respeitar a soberania popular expressa no voto. E isso é o que esperamos nós os venezuelanos de cada um dos nossos miliares”, afirmou.

Corina Machado foi impedida de participar por uma condenação judicial, tendo indicado Edmundo González no seu lugar. A política venezuelana disse que tiveram acesso a 40% das atas eleitorais e que vão continuar lutando “para defender a verdade”.

“É impossível [que Maduro tenha vencido]. Com todas as informações que temos, e digo que temos mais de 40% das atas. Temos informações e temos as atas, e a diferença é muito grande”, disse aos jornalistas, acrescentando que “em centenas” de mesas eleitorais não foram entregues às atas aos fiscais da oposição. 

Atas eleitorais

Existe a expectativa que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna. Com isso, é possível verificar se as atas em mãos do CNE são as mesmas impressas na hora da votação e que foram distribuídas aos fiscais da oposição ou aos observadores nacionais e internacionais.

Lideranças de países ao redor do mundo se dividem entre aquelas que não reconhecem o resultado, como os presidentes do Equador, Daniel Noboa, e da Argentina, Javier Milei; aquelas que não desconhecem o resultado, mas pedem a publicação das atas, como a Colômbia, os Estados Unidos, a União Europeia e o Brasil; e aqueles que parabenizaram Maduro pela vitória, sem contestar a publicação das atas, como Rússia, Bolívia, China e Cuba. 

Questionados pela oposição pelo menos desde 2004, os resultados das eleições venezuelanas costumam ser alvo de desconfiança de parte da comunidade internacional. Porém, nos últimos pleitos, organizações internacionais como o Centro Carter e a Missão de Observação da União Europeia não apontaram fraude no voto e denúncias de fraudes de pleitos passados não foram formalizadas no país.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:35h • 20 de setembro de 2025

Aplicativos de relacionamento LGBT são investigados pelo MPF por falhas na proteção de usuários

Procedimento administrativo busca avaliar medidas de proteção diante de casos de crimes como extorsão, agressões e homicídios

Descrição da imagem

Esporte • 17:27h • 20 de setembro de 2025

Campeonato de skate em Palmital terá disputa em cinco categorias neste domingo

Evento gratuito será neste domingo, dia 21 de setembro, a partir das 9h, na Pista de Skate Gabriel Coco Marinho, com inscrição solidária de 1 kg de alimento não perecível

Descrição da imagem

Economia • 16:39h • 20 de setembro de 2025

Procon-SP e OAB lançam cartilha para orientar apostadores sobre seus direitos

Publicação reúne informações sobre legislação, segurança nas apostas e riscos da ludopatia, com material gratuito disponível online

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:06h • 20 de setembro de 2025

Com Rotas do Vinho de SP, vinícolas registram aumento de visitantes, faturamento e empregos

Levantamento mostra que mais de 80% das vinícolas paulistas cresceram em número de turistas

Descrição da imagem

Saúde • 15:50h • 20 de setembro de 2025

Hipervitaminose: entenda os riscos do consumo indiscriminado de suplementos

Nutricionista explica que vitaminas e minerais são essenciais, mas consumo indiscriminado pode causar hipervitaminose, interações medicamentosas e até dependência emocional

Descrição da imagem

Cidades • 15:23h • 20 de setembro de 2025

Marília: Prefeitura realiza 1º Marília World Connection

Evento contará com a participação de empresários nacionais e internacionais para incentivar o comércio exterior

Descrição da imagem

Variedades • 14:35h • 20 de setembro de 2025

Pesquisa aponta que atividades criativas aumentam felicidade e satisfação pessoal

Estudo publicado na revista Frontiers in Public Health mostra que práticas artísticas fortalecem a percepção de propósito de vida; especialistas defendem estímulo à criatividade desde a escola

Descrição da imagem

Educação • 14:08h • 20 de setembro de 2025

SP anuncia segunda edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares

Livro de receitas vencedoras da primeira edição está disponível em formato online no site da Secretaria da Educação; concurso deste ano tem como tema alimentação e sustentabilidade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?