• Pronto atendimento do Iamspe e Odile passa a funcionar no Hospital Central de Assis
  • Sequência rara surpreende apostadores no concurso 2908 da Mega-Sena; Assis tem ganhadores
Novidades e destaques Novidades e destaques

Política • 07:59h • 05 de junho de 2025

Lula sanciona lei que amplia para 30% cotas para negros em concursos

Repartições públicas devem ter a cara do Brasil, diz presidente

Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A cota também valerá para contratações temporárias. O percentual incidirá sobre o número total de vagas previstas nos editais dos processos seletivos.
A cota também valerá para contratações temporárias. O percentual incidirá sobre o número total de vagas previstas nos editais dos processos seletivos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na terça-feira (3) que o Brasil ainda tem poucas mulheres, pessoas negras e indígenas em cargos públicos, ao sancionar o Projeto de Lei 1.958/2021, que aumenta para 30% as vagas de concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

"É importante ter clareza disso, de permitir que esse país um dia possa ter uma sociedade com a cara da própria sociedade nas repartições públicas brasileiras. No Ministério Público, no Itamaraty, na Procuradoria Geral, na Fazenda, na Receita. Em tudo quanto é lugar, é preciso que tenha a cara da sociedade. E ainda nós temos poucas mulheres, ainda, nós temos poucos negros, ainda nós temos quase que nenhum indígena", afirmou durante evento que marcou a sanção do projeto, que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado

Pela proposta, agora convertida em lei, a reserva das vagas será ofertada nos concursos públicos para cargos efetivos da administração pública federal direta e indireta, das fundações e empresas públicas, além das empresas privadas que têm vínculo com a União.

A cota também valerá para contratações temporárias. O percentual incidirá sobre o número total de vagas previstas nos editais dos processos seletivos.

As pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas optantes pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente às vagas destinadas à ampla concorrência. O texto determina que, na hipótese de indeferimento da autodeclaração no procedimento de confirmação, as pessoas poderão prosseguir no concurso público ou no processo seletivo simplificado pela ampla concorrência, desde que possuam, em cada fase anterior do certame, conceito ou pontuação suficiente para as fases seguintes.

Segundo a lei, a nomeação dos candidatos aprovados e classificados observará os critérios de alternância e proporcionalidade, considerada a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservado a pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas e a outros grupos previstos na legislação.

Atualização

A nova lei de cotas substitui a lei anterior, que vigorava desde 2014 e tinha prazo de vigência de 10 anos, que expirou no ano passado.

"Desde que chegamos no governo, discutíamos essa revisão, vendo o que tinha dado errado na lei anterior para melhorar", explicou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Um dos pontos centrais do debate foi a previsão de realização das chamadas bancas de confirmação da autodeclaração de pessoas negras, como forma de evitar fraudes.

"Uma das nossas maiores batalhas lá foi justamente garantir que nós tivéssemos os comitês de confirmação da autodeclaração. Eles usavam isso contra nós dizendo que muitas pessoas se autodeclaravam negras e não eram, mas foram frontalmente contrários à instituição do comitê alegando que era um tribunal racial que se estava instalando, mas isso é muito importante porque dá mais dá mais garantias de que o processo é absolutamente cristalino", argumentou o senador Humberto Costa (PT-PE), relator do projeto no Senado.

Pela lei, serão consideradas pessoas negras aquelas que assim se autodeclararem e apresentarem características que possibilitem seu reconhecimento social como negras. Os editais dos concursos deverão prever processos de confirmação complementar à autodeclaração, observando diretrizes como a padronização de regras em todo o país, a participação de especialistas, o uso de critérios que considerem as características regionais, a garantia de recurso e a exigência de decisão unânime para que o colegiado responsável pela confirmação conclua por atribuição identitária diferente da declaração do candidato.

A lei também inclui uma nova reavaliação da política daqui a uma década.

Representatividade

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também destacou o fato de a nova lei reconhecer indígenas e quilombolas como categorias autônomas no percentual de vagas reservadas.

"Dessa vez, a lei reconhece indígenas e quilombolas como grupos específicos e autônomos dentro das políticas afirmativas. E esse reconhecimento vai muito além do simbolismo. Ele representa uma mudança concreta na estrutura do serviço público brasileiro. Esta lei caminha na direção do que chamamos de aldear o estado ou aquilombar o estado", disse a ministra.

"Mais um dia que entra para a história. Um dia em que o Estado brasileiro reconhece de forma concreta os direitos dos povos indígenas, quilombolas e da população negra, de ocuparem espaços que historicamente eles foram negados", observou Guajajara.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 18:43h • 31 de agosto de 2025

Aplicativos de entrega exigem atenção; como manter a segurança no delivery em tempos de golpes

Especialista explica riscos comuns em aplicativos de entrega e orienta sobre como se proteger de fraudes e vazamentos de informações

Descrição da imagem

Cidades • 17:40h • 31 de agosto de 2025

Palmital inicia celebrações da Semana da Pátria com hasteamento da bandeira, desfile e ato cívico

Programação começa nesta segunda-feira, 1º de setembro, e segue até o dia 7, envolvendo escolas, instituições e a comunidade em momentos de civismo e união

Descrição da imagem

Classificados • 16:39h • 31 de agosto de 2025

Oportuna 2025 acontece em Cândido Mota e promete movimentar a região em setembro

Feira de empregos e profissões será realizada nos dias 17, 18 e 19, no Salão Paroquial da Praça da Matriz, com o tema “Os desafios do novo mercado de trabalho”

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 31 de agosto de 2025

Orgulho Nerd SP tem cultura pop, tecnologia e games para todas as idades; confira programação

Com entrada gratuita, evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera

Descrição da imagem

Educação • 15:45h • 31 de agosto de 2025

Ensino médio integral melhora desempenho de estudantes no Enem, mostra estudo

Pesquisa do Instituto Sonho Grande aponta que alunos de escolas estaduais em tempo integral tiveram notas mais altas no Enem 2024, especialmente em redação e matemática. Nordeste lidera número de matrículas nessa modalidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:01h • 31 de agosto de 2025

Estudo mostra que bem-estar emocional melhora imediatamente após início de ação voluntária

Experimento acompanhou, em tempo real, os efeitos da mentoria voluntária durante o BB Digital Week em Brasília

Descrição da imagem

Cidades • 14:49h • 31 de agosto de 2025

Cândido Mota promove Caminhada pela Vida no Setembro Amarelo na manhã de segunda-feira (1º)

Evento acontece nesta segunda-feira, 1º de setembro, com saída da Praça João XXIII e término na Igreja Matriz

Descrição da imagem

Saúde • 14:27h • 31 de agosto de 2025

Nova tecnologia regenera cartilagem e promete revolucionar tratamentos ortopédicos

CaReS-1S é um implante biológico em hidrogel 3D capaz de estimular a regeneração da cartilagem hialina

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?