• MEC lança guia de apoio a diretores escolares
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública lança Guia do Consumidor para a Black Friday
  • Sebrae-SP oferece capacitação para alavancar vendas no Natal na região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 10:03h • 09 de outubro de 2024

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro para promover a mobilidade sustentável

Norma estabelece a criação de programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, entre outras medidas

Da Redação/Agência Gov | Foto: Agência Gov | Via Planalto

A norma cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.
A norma cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona na terça-feira (8/10), a Lei do Combustível do Futuro, que traz uma série de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e consolidar a posição do Brasil como líder da transição energética global. A cerimônia foi realizada na Base Aérea de Brasília durante a Liderança Verde Brasil Expo, maior feira do País sobre tecnologias de descarbonização.

A norma cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. Também institui o marco regulatório para a captura e a estocagem de carbono e destrava investimentos que somam R$ 260 bilhões, criando oportunidades que aliam desenvolvimento econômico com geração de empregos e respeito ao meio ambiente.

“Estamos tornando realidade uma verdadeira revolução agroenergética, colocando o Brasil na dianteira da nova economia: a economia verde. Estamos aliando a força da agricultura brasileira com a nossa incomparável capacidade de produção de biocombustíveis. Os avanços que teremos em razão dessa lei são inéditos, introduzindo o combustível sustentável de aviação e o diesel verde à matriz energética e descarbonizando setores que contribuem significativamente para a poluição do planeta. O Combustível do Futuro é transição energética com desenvolvimento social e responsabilidade ambiental”, afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Etanol e Biodiesel

O texto estabelece que a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol. Quanto ao biodiesel, misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado um ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030.

Programas

A Lei do Combustível do Futuro institui programas para incentivar a pesquisa, a produção, a comercialização e o uso de biocombustíveis, com o objetivo de promover a descarbonização da matriz de transportes e de mobilidade. São eles:

Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV)

A partir de 2027, os operadores aéreos serão obrigados a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos por meio do uso do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). As metas começam com 1% de redução e crescem gradativamente até atingir 10% em 2037.

Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV)

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) fixará, a cada ano, a quantidade mínima, em volume, de diesel verde a ser adicionado ao diesel de origem fóssil.

Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano

Tem como objetivo estimular a pesquisa, a produção, a comercialização e o uso do biometano e do biogás na matriz energética brasileira. O CNPE definirá metas anuais para redução da emissão de gases do efeito estufa pelo setor de gás natural por meio do uso do biometano. A meta entrará em vigor em janeiro de 2026, com valor inicial de 1% e não poderá ultrapassar 10%.

Captura de Carbono

O marco regulatório para a captura e estocagem de carbono, estabelecido pela lei, representa um avanço importante na luta contra as mudanças climáticas. O Combustível do Futuro prevê que o Brasil evite a emissão de 705 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) até 2037, reforçando o compromisso do país com a redução de gases de efeito estufa.

“É essencial que o nosso país mire cada vez mais formas sustentáveis de desenvolvimento econômico, prevendo prazos plausíveis de ação e implementação, e que nos preparemos para cumprir essas metas”, ressalta o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. “As crises climáticas não são assunto que possamos relegar ao plano meramente futuro. Todos nós estamos inseridos neste cenário em que urge a responsabilidade ambiental, tanto no âmbito do poder público quanto privado”.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 17:35h • 25 de novembro de 2024

MEC lança guia de apoio a diretores escolares

Documento traz orientações para gestores atuarem como lideranças comprometidas com a equidade, por meio de estratégias que apoiam seu desenvolvimento profissional. Lançamento acontecerá em webinário no dia 26/11

Descrição da imagem

Economia • 17:10h • 25 de novembro de 2024

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Descrição da imagem

Policial • 16:50h • 25 de novembro de 2024

Violência contra a mulher: saiba como denunciar ou buscar ajuda em SP

Campanha ‘SP Por Todas: 21 dias Por Elas’ reúne serviços e ações para dar maior segurança às mulheres no estado

Descrição da imagem

Mundo • 16:19h • 25 de novembro de 2024

Ministério da Justiça e Segurança Pública lança Guia do Consumidor para a Black Friday

Cartilha elaborada pela Senacon está disponível gratuitamente com dicas para o cidadão evitar cair em golpes e garantir boas compras. Secretaria vai monitorar atuação das empresas

Descrição da imagem

Economia • 16:01h • 25 de novembro de 2024

Sebrae-SP oferece capacitação para alavancar vendas no Natal na região

Evento gratuito e online ensina técnicas e estratégias de marketing digital e vendas para pequenos negócios

Descrição da imagem

Mundo • 15:49h • 25 de novembro de 2024

A trajetória do esforço do governo brasileiro pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Lançada no dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, iniciativa inovadora proposta pelo presidente Lula visa acelerar o cumprimento dos ODS 1 e 2 da ONU e já conta com 148 adesões

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:22h • 25 de novembro de 2024

Produção de Café especial no Brasil integra Cultura e Sustentabilidade

Parceria entre a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Embratur para 2024 ajudará a promover destinos históricos do país no exterior

Descrição da imagem

Educação • 14:51h • 25 de novembro de 2024

Encerrada a aplicação das provas teóricas Enade. Confira os próximos passos do exame

Edição marca início do Enade Licenciaturas, com foco na avaliação dos cursos que formam docentes da educação básica. Parte prática é uma das novidades do exame