Variedades • 20:15h • 30 de janeiro de 2026
Lua e Júpiter se aproximam e formam espetáculo celeste visível em todo o Brasil nesta sexta-feira (30)
Fenômeno pode ser observado a olho nu logo após o anoitecer e atinge melhor posição no céu por volta das 22h30
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Urania Planetário | Foto: Divulgação
A Lua e o planeta Júpiter formam um espetáculo astronômico de fácil observação no céu do Brasil na noite desta sexta-feira, 30 de janeiro. O fenômeno ocorre logo após o anoitecer e pode ser visto a olho nu em todas as regiões do país, bastando localizar a Lua e identificar, ao seu lado, um ponto extremamente brilhante, que é Júpiter.
A observação se estende ao longo de toda a noite. Por volta das 22h30, a Lua e Júpiter cruzam a chamada linha meridiana celeste, uma linha imaginária que liga os pontos cardeais norte e sul e passa pelo ponto mais alto do céu, conhecido como zênite. Nesse momento, os dois astros atingem a melhor posição para observação, ficando acima do horizonte norte.
Após esse horário, a dupla celeste passa a se deslocar gradualmente em direção ao horizonte oeste, acompanhando o movimento aparente da esfera celeste. O espetáculo se encerra cerca de uma hora e meia antes do nascer do Sol, quando a Lua e Júpiter se põem no horizonte.

Mesmo em áreas urbanas, o encontro chama a atenção pelo forte brilho de Júpiter ao lado do satélite natural da Terra. Para quem dispõe de binóculos ou telescópios, a observação pode ser ainda mais detalhada. É possível visualizar as quatro luas galileanas de Júpiter, Calisto, Ganimedes, Europa e Io.
No início da noite, a sequência observável será Calisto, Ganimedes, Europa e Io. Após aproximadamente 22h30, ocorre uma mudança na configuração aparente, quando Io troca de posição com Europa, alterando o alinhamento das luas ao redor do planeta.
O fenômeno é uma boa oportunidade para observação astronômica sem a necessidade de equipamentos específicos e reforça o interesse por eventos celestes que podem ser acompanhados diretamente do céu brasileiro.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita