Gastronomia & Turismo • 11:28h • 24 de dezembro de 2024
Londrina planeja o maior parque linear urbano da América Latina, com 1.770 hectares
Em São Paulo, prefeito eleito Tiago Amaral apresenta plano para tornar Londrina referência nacional em sustentabilidade e urbanização inclusiva
Da Redação | Com informações da | Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 13 de dezembro, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, promoveu o Seminário LIDE Cidades, em São Paulo. O evento, com o tema “Desenvolvimento urbano, ambiental, municipalidade e qualidade de vida”, reuniu empresários, especialistas e autoridades, com destaque para o prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral, que apresentou um dos projetos mais ambiciosos para a cidade: a criação do maior parque linear urbano da América Latina.
O plano de Amaral visa transformar Londrina em um modelo nacional de sustentabilidade e urbanização inclusiva, com um projeto que integra os quatro lagos formados pelo represamento do córrego do rio Cambé e o Parque Arthur Thomas, cobrindo um total de 1.770 hectares. Para o prefeito, esse parque não se limitará a ser uma simples área verde. Ele será uma intervenção estratégica que integra questões ambientais, sociais e de resiliência climática.
A implantação do maior parque linear urbano da América Latina
O projeto do parque linear tem como objetivo não apenas proporcionar mais áreas para lazer e convivência, mas também gerar um impacto positivo na gestão hídrica, na preservação ambiental e na valorização econômica da região. Com a participação do IPPUL (Instituto de Planejamento e Pesquisa de Londrina) e da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), o projeto começará com o mapeamento da bacia do rio Cambé, com a análise da drenagem das águas e levantamento da biota local.
O parque será uma reserva emergencial de água em casos de estresse hídrico, além de melhorar a qualidade do ar, oferecer novas alternativas de lazer e turismo, como mirantes, pistas de caminhada e ciclovias, e fortalecer a infraestrutura de Londrina, afirmou Tiago Amaral. O projeto também pretende integrar o município de maneira mais eficiente, favorecendo a mobilidade e a qualidade de vida da população.
Atração de investimentos e desenvolvimento econômico
Durante sua apresentação, o prefeito eleito destacou a importância do seminário para atrair investimentos para Londrina e posicioná-la como um centro de desenvolvimento econômico. Segundo Amaral, é fundamental que a cidade se mostre competitiva e alinhada aos avanços urbanísticos e tecnológicos que estão acontecendo no Brasil. São Paulo é o centro dos negócios e, com a presença aqui, estamos mostrando as oportunidades de crescimento que Londrina tem a oferecer, afirmou.
Empresários e a importância de fomentar o empreendedorismo
Além de Amaral, o empresário e investidor Carlos Santana, presidente da Tecnobank e patrocinador do evento, também falou sobre o potencial econômico de Londrina. Santana tem investido no ambiente de inovação da cidade e busca atrair empresários de todo o Brasil e até do exterior. “Nosso objetivo é fazer com que Londrina se posicione adequadamente no cenário nacional e mundial, destacando seu potencial para os investidores”, destacou.
Com mais de 380 mil empresas e uma crescente atividade no setor de inovação, Londrina tem se tornado um polo de empreendedorismo no Paraná. A presença de representantes do LIDE e a adesão ao seminário são parte de uma estratégia para fortalecer ainda mais essa posição no cenário nacional e internacional.
Um futuro promissor para Londrina
Com a criação do maior parque linear urbano da América Latina e a promoção de práticas sustentáveis e inclusivas, Londrina se posiciona como um exemplo de como o desenvolvimento urbano pode ser aliado ao respeito ao meio ambiente, ao bem-estar social e à geração de negócios.
O projeto do parque linear, que está sendo desenvolvido com o apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa, promete transformar a cidade, oferecendo qualidade de vida à população e atraindo ainda mais atenção para o potencial de Londrina como um centro de inovação e sustentabilidade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor