• Após temporal, Prefeitura de Assis suspende aulas e inicia força-tarefa nas escolas municipais nesta segunda
  • Primeira farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda-feira (03)
  • “A água chegou no meu pescoço”: morador relata drama em meio à enchente que atingiu Assis
  • Madrugada de caos: temporal em Assis deixa bairros sem luz e árvores arrancadas pela raiz
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 14:28h • 02 de novembro de 2025

Linhagem do sorotipo 3 da dengue entrou no Brasil vinda do Caribe e Costa Rica

Linhagem do vírus, que causou aumento de casos do sorotipo 3 a partir de 2023, foi introduzida no país em Roraima, Pará, Minas Gerais e São Paulo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Os bioinformatas James Siqueira e Alex Ranieri, do CeVIVAS, fizeram a pesquisa a partir da análise de 1.536 genomas do vírus 3 da dengue.
Os bioinformatas James Siqueira e Alex Ranieri, do CeVIVAS, fizeram a pesquisa a partir da análise de 1.536 genomas do vírus 3 da dengue.

Um estudo conduzido pelo Instituto Butantan identificou que o retorno do vírus da dengue tipo 3 (DENV-3) ao Brasil entre 2023 e 2024 ocorreu devido a múltiplas introduções internacionais, vindas de países do Caribe e da América Central, como Cuba, Porto Rico e Costa Rica. A pesquisa, realizada pelo Centro de Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), foi publicada na revista científica Virus Evolution, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de casos de dengue em 2024, sendo mais da metade confirmados em laboratório. O avanço da doença resultou em mais de 6 mil mortes.

Embora o tipo 3 represente uma fração menor dos registros, o crescimento foi expressivo: 1.694 casos em 2024, contra 106 no ano anterior. O aumento foi mais intenso nas regiões Norte e Sudeste.

Após a análise de 1.536 genomas do vírus, os cientistas identificaram a linhagem 3III_B.3.2, pertencente ao genótipo 3III, e mapearam pelo menos seis rotas independentes de entrada no Brasil. O primeiro registro teria ocorrido no fim de 2022, em Roraima, seguido por São Paulo, Minas Gerais e Pará.

“Queríamos entender a origem do reaparecimento do DENV-3 e conseguimos traçar suas rotas de entrada, o que é essencial para a vigilância genômica”, explicou o bioinformata Alex Ranieri, um dos principais autores do estudo.

Pesquisas anteriores já haviam identificado o vírus em Roraima, Paraná e Minas Gerais, sugerindo o risco de uma nova epidemia. A ausência prolongada do tipo 3 — que circulou de forma limitada por mais de uma década — deixou parte da população sem imunidade, o que aumentou a vulnerabilidade a surtos em larga escala, semelhantes aos registrados em 2002.

Entre 2014 e 2022, apenas 109 casos de DENV-3 haviam sido notificados no país. O salto para mais de 100 registros em 2023 sinalizou o ressurgimento do vírus, mas até então não havia sido possível determinar de onde ele veio.

O trabalho do Butantan conseguiu identificar essas origens com base em análises filogenéticas (de linhagens virais) e filogeográficas (de circulação entre países). Os resultados mostram que as linhagens encontradas no Pará, Roraima e São Paulo vieram de Cuba, enquanto as de Minas Gerais e São Paulo se originaram em Porto Rico e Costa Rica.

“O estudo reforça a importância da vigilância em aeroportos e fronteiras, já que todas as rotas de introdução foram independentes”, destacou James Siqueira Pereira, pesquisador do Instituto Butantan e aluno da USP.

A equipe do CeVIVAS contou com a colaboração da pesquisadora Marta Giovanetti, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do pesquisador Nathan D. Grubaugh, da Universidade Yale, nos Estados Unidos, que analisou dados de pacientes que haviam viajado para o Caribe.

O vírus da dengue tem quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), e cada um possui variações genéticas chamadas genótipos. Ao longo do tempo, essas variantes sofrem mutações e dão origem a novas linhagens, o que ajuda a explicar a complexidade dos surtos e a importância da vigilância contínua.

A epidemia de 2023 e 2024 foi uma das mais severas das últimas décadas, impulsionada principalmente pelos tipos 1 e 2. O retorno do tipo 3 trouxe uma nova dinâmica à crise sanitária.

“As rotas aéreas entre o Brasil e o Caribe contribuíram para a reintrodução do vírus. Isso mostra que a vigilância genômica e a cooperação internacional são fundamentais para prevenir novas epidemias”, concluiu Alex Ranieri.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 19:48h • 02 de novembro de 2025

Após temporal, Prefeitura de Assis suspende aulas e inicia força-tarefa nas escolas municipais nesta segunda

Medida foi adotada para garantir segurança de alunos e servidores; equipes realizam limpeza e avaliação estrutural nas escolas municipais

Descrição da imagem

Saúde • 19:16h • 02 de novembro de 2025

Primeira farmácia do Brasil exclusiva para cannabis medicinal será inaugurada nesta segunda-feira (03)

A Cannabis Company promete ampliar o acesso a tratamentos com canabidiol e oferecer atendimento farmacêutico especializado

Descrição da imagem

Variedades • 18:16h • 02 de novembro de 2025

Linguagem humana existe há pelo menos 135 mil anos, diz estudo

Estudo que une linguística, genética e arqueologia propõe que essa adaptação biológica comum às populações permitiu a forma humana de pensar e produzir cultura

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:32h • 02 de novembro de 2025

“Prisão dos famosos”: Tremembé estreia no Prime Video e 1º episódio é centrado em Suzane von Richthofen

Série lançada em 31 de outubro apresenta relações e disputas dentro do presídio paulista, com personagens inspirados em crimes de grande repercussão

Descrição da imagem

Cidades • 16:50h • 02 de novembro de 2025

Prefeitura de Quatá realiza arrastão de combate à dengue e ao escorpião em novembro

Ação preventiva acontecerá em todas as regiões da cidade entre os dias 3 e 28 de novembro, com recolhimento de entulhos e visitas domiciliares dos agentes de saúde

Descrição da imagem

Cidades • 15:46h • 02 de novembro de 2025

“A água chegou no meu pescoço”: morador relata drama em meio à enchente que atingiu Assis

Chuva acima de 70 mm causa enchente, queda de árvores e destruição em Assis

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:42h • 02 de novembro de 2025

Exposição virtual celebra os 90 anos da artista Maria Bonomi

Mostra online reúne obras expostas no Palácio dos Bandeirantes e destaca suas contribuições à arte moderna brasileira

Descrição da imagem

Cidades • 15:09h • 02 de novembro de 2025

Pedrinhas Paulista oferece transporte gratuito para ENEM 2025; inscrições estão abertas

Inscrições seguem até sexta-feira, 7 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?