Mundo • 11:18h • 10 de julho de 2025
Licenciamento 2025 já começou em SP para veículos com placas finais 1 e 2
Pagamento tem início em julho com as placas de final 1 e 2, segue em agosto com placas de final 3 e 4 e assim sucessivamente; ao todo, 21 milhões de veículos devem ser licenciados
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do Detran | Foto: Arquivo Âncora1

Na segunda-feira (7), começou a valer oficialmente o calendário de licenciamento veicular de 2025 em São Paulo. Proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 devem regularizar a situação até o fim de julho. Em agosto, será a vez dos veículos com placas finais 3 e 4, seguindo o cronograma até dezembro (confira abaixo).
Segundo o Detran-SP, cerca de 8,5 milhões de veículos já foram licenciados até o fim de maio, antes mesmo do início do calendário. Ao longo de 2025, a expectativa é que cerca de 21 milhões de veículos — entre motos, carros e caminhonetes — sejam licenciados no estado. A taxa deste ano é de R$ 167,74.
Para realizar o licenciamento, é necessário quitar previamente o IPVA e eventuais multas. O não licenciamento pode resultar no recolhimento do veículo, que será encaminhado a um pátio credenciado. Nesses casos, a liberação pode ser feita rapidamente por meio do sistema LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), disponível no site do Detran-SP. Após o pagamento das pendências, o ofício de liberação é emitido digitalmente no celular.
Calendário de licenciamento 2025 – veículos leves (automóveis, motos e similares)
- Julho: placas finais 1 e 2
- Agosto: finais 3 e 4
- Setembro: finais 5 e 6
- Outubro: finais 7 e 8
- Novembro: final 9
- Dezembro: final 0
Caminhões e caminhões-tratores
- Setembro: placas finais 1 e 2
- Outubro: finais 3, 4 e 5
- Novembro: finais 6, 7 e 8
- Dezembro: finais 9 e 0
Sobre o Detran-SP
Responsável por 28% da frota nacional, o Detran-SP administra mais de 35 milhões de veículos registrados e 25 milhões de condutores habilitados no estado. A autarquia investe na digitalização de serviços — 76 dos 109 oferecidos já são totalmente digitais, sem necessidade de deslocamento — e tem como missão garantir segurança viária, prevenir sinistros e facilitar o acesso da população aos serviços de trânsito.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital