Cidades • 17:18h • 04 de setembro de 2024
Leilões de veículos do Detran-SP voltam com foco em transparência e fiscalização
Novas medidas visam maior controle e segurança no processo de leilão, após paralisação para correções
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retomou a realização de leilões de veículos, implementando novos critérios para garantir transparência e segurança no processo. Os certames, suspensos desde maio de 2023 para correção de irregularidades, voltaram a ocorrer com maior controle e envolvimento de diversos órgãos públicos. Atualmente, cerca de 140 mil veículos acumulados ao longo de 20 anos estão disponíveis para leilão.
O primeiro leilão após a retomada foi realizado em Botucatu, no mês de julho, com quase 100% dos veículos arrematados. Ao todo, foram arrecadados cerca de R$ 1,7 milhão. Outros leilões ocorreram em agosto nas cidades de Cerquilho, Capela do Alto e Cesário Lange, com uma arrecadação total de aproximadamente R$ 576 mil. O próximo leilão está agendado para o dia 12 de setembro, em Bragança Paulista, e outros estão previstos para Itapecerica da Serra e Caieiras.
Segundo Heitor Frozel, gerente de pátios e leilões do Detran-SP, as mudanças foram essenciais para garantir a idoneidade do processo. "As novas regras trouxeram mais segurança. Todo o procedimento é auditado pela Controladoria Geral do Estado, com a participação do leiloeiro, do Detran-SP e dos responsáveis pelos pátios", afirmou.
Cada leilão tem três modalidades de veículos que podem ser vendidos
O que mudou nos leilõesA paralisação dos leilões, em maio de 2023, ocorreu após o Detran-SP identificar divergências com a legislação vigente. Antes, o valor arrecadado era depositado em contas de leiloeiros, prática vedada pela legislação. Agora, os recursos são direcionados diretamente a contas públicas, garantindo maior transparência no controle financeiro. O processo envolve a Procuradoria Geral do Estado, a Junta Comercial e a Secretaria da Fazenda (SeFaz), responsável pela emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE).
Modalidades de leilão
Os leilões são divididos em três categorias de veículos:
- Veículos conservados, que podem voltar a circular;
- Sucata aproveitável, cujas peças podem ser comercializadas por empresas de desmontagem;
- Sucata irreversível, destinada a siderurgias e fundições para a compactação e reciclagem do material.
Empresas que participam dos leilões de sucata irreversível precisam ser homologadas e credenciadas, enquanto veículos conservados podem ser adquiridos por pessoas físicas e jurídicas. A participação de funcionários do Detran-SP, leiloeiros e seus familiares é proibida.
Veículos recolhidos aos pátios pelo Detran-SP, DER e prefeituras podem ser conferidos de perto antes do leilão
Visitação e pré-lances
Antes dos leilões, os veículos podem ser visitados nos pátios do Detran-SP nos dois dias úteis que antecedem o certame. O acesso é limitado à inspeção visual. Também é possível oferecer pré-lances, que se tornam automaticamente válidos na sessão pública se não forem superados por outros lances.
Os proprietários ainda têm o direito de reaver os veículos até um dia útil antes do leilão, mediante pagamento de todas as pendências, conforme a Resolução 623/2016 do Contran.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social