Responsabilidade Social • 13:25h • 09 de agosto de 2024
Lei que define cores de bengalas para deficiência visual é sancionada
Novas regras entram em vigor em 180 dias, garantindo adequação do SUS ao fornecimento das bengalas coloridas
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Arquivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última segunda-feira (5) a Lei Federal 14.951/2024, que estabelece a adoção de cores específicas para a "bengala longa", utilizada por pessoas com cegueira, baixa visão e surdo-cegueira. As cores têm como objetivo identificar o grau de deficiência visual do usuário, facilitando a locomoção e o reconhecimento em espaços públicos. A lei foi sancionada sem vetos e também contou com a assinatura da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
De acordo com a nova norma, a bengala branca será destinada a pessoas cegas, enquanto a bengala verde será utilizada por pessoas com baixa visão ou visão subnormal. Já a bengala com as cores vermelha e branca será reservada para pessoas surdas-cegas. O Sistema Único de Saúde (SUS) será responsável por fornecer as bengalas com as cores solicitadas, e terá um prazo de 180 dias para se adequar às novas exigências, alterando os procedimentos na tabela SUS para incluir as diferentes colorações.
A avaliação da condição visual será realizada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, quando necessário. Além disso, o poder público terá a responsabilidade de divulgar o significado das cores das bengalas e os direitos dos seus usuários, garantindo que a população esteja informada sobre a nova regulamentação.
A lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação, período necessário para que o SUS e os demais órgãos públicos possam se preparar para o cumprimento das novas regras.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social