Responsabilidade Social • 15:16h • 03 de julho de 2024
Lei estadual que garante vagas em estacionamentos para idosos completa 20 anos
Legislação de São Paulo determina que 5% das vagas em estacionamentos sejam reservadas para pessoas com 60 anos ou mais
Da Redação | Com informações da Alesp | Foto: Rodrigo Costa
A lei estadual de São Paulo que reserva vagas em estacionamentos para idosos completa 20 anos neste mês. A legislação, que vai ao encontro do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.471, de 2003), determina que 5% das vagas em estacionamentos de prédios públicos e privados sejam destinadas a pessoas com 60 anos ou mais.
Este benefício facilita a mobilidade de milhões de paulistas que podem utilizar as vagas reservadas em diversos estabelecimentos, como ruas, prédios públicos, supermercados e shoppings.
Histórico da lei
A reserva de vagas para idosos foi reforçada pela Lei 11.759/2004, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Proposta pelo deputado Emidio de Souza (PT), a lei estipula que a escolha das vagas deve priorizar o fácil acesso do público. Esta medida foi consolidada na Lei Estadual 12.548/2007, que reuniu diversas normas estaduais relacionadas aos idosos, conhecida como a Política Estadual do Idoso.
Importância das políticas públicas para idosos
O olhar atento do legislador para os idosos tem se mostrado cada vez mais necessário. Segundo dados do IBGE, o total de brasileiros com mais de 60 anos superou 15% da população, e essa parcela deve crescer nos próximos anos.
A criação do Estatuto do Idoso e leis estaduais específicas têm contribuído para a inclusão e proteção dos direitos dos idosos no Brasil.
Como garantir o benefício
Para ter acesso ao benefício, pessoas com 60 anos ou mais devem solicitar o cartão para estacionamento em vaga especial no Detran ou na prefeitura de seu município.
Não é necessário que o solicitante seja o motorista do veículo. O cartão deve ser colocado no para-brisa de forma visível sempre que a vaga especial for utilizada.
O benefício é válido em todo o território nacional. Estacionar em vagas reservadas sem o cartão é infração gravíssima, sujeita a multa e remoção do veículo.
Solicitação pela Internet
Em algumas prefeituras, como a de São Paulo, a solicitação do cartão pode ser feita pela internet, facilitando o processo para os idosos. A solicitação é realizada por meio do Portal de Atendimento SP156, onde os usuários podem preencher o formulário e imprimir o cartão em casa.
A celebração dos 20 anos da lei estadual que garante vagas em estacionamentos para idosos reflete a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão e proteção dos direitos dos idosos.
A continuidade e aprimoramento dessas medidas são fundamentais para garantir uma vida mais digna e acessível a essa parcela crescente da população.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social