Mundo • 09:10h • 07 de agosto de 2024
Lei contra trotes violentos em faculdades é sancionada em SP
Nova legislação obriga instituições de ensino a prevenir e punir agressões; regulamentação de telemarketing também é aprovada
Da Redação | Com informações da Alesp | Foto: Arquivo
Foi sancionada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Lei que proíbe trotes violentos em faculdades e escolas. Publicada no Diário Oficial desta terça-feira (6), a legislação impede atos de coação, agressão, humilhação e qualquer forma de constrangimento contra estudantes, dentro e fora das dependências das instituições. A norma, originada do Projeto de Lei 1355/2023 da deputada Thainara Faria, exige que as escolas adotem medidas preventivas e instaurem processos contra infratores.
Thainara Faria destacou que a lei busca erradicar práticas traumáticas e perigosas, muitas vezes ignoradas pelas instituições. "É fundamental garantir um ambiente decente para os alunos, com políticas que realmente promovam uma educação de qualidade", afirmou a deputada. A iniciativa surgiu das discussões na Frente Parlamentar em Defesa da Permanência Estudantil.
Além dessa, outra importante norma foi publicada nesta terça-feira: a Lei 18.014/2024, que regulamenta as ligações de telemarketing de cobrança no estado. Proposta pelo deputado Jorge Caruso (MDB), a lei corrige falhas na legislação anterior sobre bloqueio de telemarketing, permitindo que empresas façam cobranças desde que usem números identificáveis e gravem as ligações.
Caruso explicou que a nova regra visa um equilíbrio entre proteger consumidores e permitir que empresas recuperem dívidas de maneira justa. "Precisamos de alternativas que beneficiem todos, evitando que devedores se escondam atrás de leis de bloqueio", comentou o deputado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social