Variedades • 13:08h • 21 de janeiro de 2025
Le Monde: jornal tradicional Francês interrompe compartilhamento de conteúdo no X
Aliança entre grandes nomes como Donald Trump, Elon Musk e Mark Zuckerberg gera preocupações sobre o livre acesso à informação e desafia a ética jornalística
Da Redação | Foto: Le Monde/Reprodução/X
O jornal francês Le Monde anunciou que está interrompendo o compartilhamento de seu conteúdo no Twitter, agora conhecido como X, como parte de uma resposta crescente à colaboração entre líderes empresariais e plataformas de redes sociais. A aliança envolvendo figuras como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e grandes nomes do setor tecnológico, como Elon Musk, proprietário do Twitter, e Mark Zuckerberg, CEO do Meta, tem levantado sérias preocupações no campo da liberdade de expressão e do acesso à informação confiável.
A decisão de Le Monde de suspender sua presença no X reflete uma crescente desconfiança em relação às práticas dessas plataformas e o impacto potencial delas sobre a integridade das notícias e da comunicação. A alegação do jornal é que o atual formato do Twitter (X) representa uma ameaça à qualidade da informação compartilhada e à forma como as notícias são consumidas globalmente.
A aliança estratégica de Trump com grandes redes sociais, especialmente após seu retorno ao Twitter, gerou um intenso debate sobre a influência que figuras políticas e empresariais podem exercer sobre a disseminação de informações. Le Monde também afirmou que vai aumentar a vigilância e a atenção sobre as plataformas dominadas por empresas como o Meta, que engloba Facebook, Instagram e WhatsApp, e também o TikTok, plataforma de vídeos que vem ganhando imensa popularidade.
O jornal, que é um dos principais veículos de imprensa na França, enfatizou que sua escolha de interromper o compartilhamento de conteúdo visa proteger a credibilidade jornalística e garantir que as notícias sejam apresentadas de forma imparcial e livre de manipulação política ou empresarial. Ao invés de continuar alimentando plataformas que, segundo a publicação, favorecem desinformação ou censura, Le Monde preferiu se afastar e aumentar seu foco em outras maneiras de manter a confiança de seus leitores.
O último post publicado pelo jornal em sua conta no X leu: "Le Monde fait le choix d’interrompre la publication de ses contenus sur X, tant que ce réseau social fonctionnera ainsi. Voici pourquoi", uma declaração clara do posicionamento da empresa diante da atual situação das redes sociais e sua relação com o poder político e econômico.
A decisão pode ter repercussões não apenas no setor de mídia, mas também nas políticas de redes sociais em todo o mundo, uma vez que outras organizações de notícias podem seguir o exemplo e reavaliar como compartilham seu conteúdo nas plataformas de Musk e Zuckerberg.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design