Educação • 14:37h • 19 de julho de 2024
Lançado programa para melhorar ensino de turmas com alunos de diferentes séries
Iniciativa visa aprimorar a gestão pedagógica e administrativa de professores alfabetizadores em escolas públicas com turmas multisseriadas
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Arquivo
O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta sexta-feira, 12 de julho, o Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o Ensino Multisseriado no Processo de Alfabetização (Praema). O objetivo do programa é contribuir para o aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa de professores alfabetizadores em escolas públicas de educação básica que utilizam o ensino multisseriado, composto por estudantes de diferentes séries, anos ou ciclos na mesma sala de aula.
Conforme o estudo “Turmas multisseriadas no Ensino Básico brasileiro: O que (não) sabemos e uma agenda para o novo Plano Nacional de Educação”, em 2019 existiam mais de 80 mil turmas multisseriadas no Brasil, abrangendo mais de 1,2 milhões de estudantes.
O estudo destaca a necessidade de formação específica para esses professores, que devem dominar uma ampla gama de conteúdos e ser capazes de ensiná-los simultaneamente.
O Praema visa desenvolver e apoiar ações de formação continuada, com ênfase no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, em parceria com estados, municípios e instituições públicas de ensino superior. A meta é melhorar os resultados de aprendizagem das crianças em processos de alfabetização em turmas multisseriadas.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) fornecerá apoio técnico e financeiro às ações desenvolvidas por instituições públicas de ensino superior, escolas e centros de formação de profissionais da educação das secretarias estaduais e municipais, além de cursos autoinstrucionais disponibilizados no Avamec.
Em 2024, será realizado um projeto piloto de formação docente em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), liderado por professores destacados em ações de ensino, pesquisa e extensão na formação docente de turmas multisseriadas. A proposta formativa dialogará com as premissas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Estratégia Nacional Escolas Conectadas e a Escola em Tempo Integral na perspectiva da Educação Integral.
As iniciativas do MEC no Arquipélago do Marajó contam com o apoio do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social