Saúde • 10:27h • 10 de janeiro de 2025
Lagartas causam milhares de acidentes no Brasil, com risco de gravidade e até morte
Capazes de provocar envenenamentos graves que podem até levar a óbito, as da espécie Lonomia foram responsáveis por 15% dos casos nos últimos quatro anos
Da Redação com informações do Butantan | Fotos: José Felipe Batista e André Ricoy
Entre 2019 e 2023, o Brasil registrou 26.941 acidentes com lagartas, 20% envolvendo crianças de até 9 anos, conforme o Ministério da Saúde. O contato com esses animais ocorre com maior frequência no verão, quando as crianças estão mais expostas ao ambiente externo. As lagartas Lonomias, que se camuflam em troncos de árvores, são responsáveis pelos acidentes mais graves, totalizando mais de 4 mil casos nesse período.
O soro antilonômico, desenvolvido pelo Instituto Butantan e disponível gratuitamente pelo SUS, é o único tratamento eficaz contra os efeitos graves das toxinas da Lonomia. Apesar disso, muitas notificações podem ser equivocadas devido à semelhança com outras lagartas menos perigosas.
Acidentes com lagarta Lonomia podem causar hemorragia e morte se não forem tratados com o soro rapidamente, mostram estudos
Os acidentes, conhecidos como erucismo, afetam principalmente mãos e braços, causando dor, inchaço e vermelhidão. Em casos graves, o veneno pode provocar hemorragia, falência renal e até óbito. A rapidez no atendimento médico é crucial para evitar complicações.
As lagartas de interesse médico pertencem às famílias Megalopygedae, as "cabeludas", e Saturniidae, as "espinhudas". Em caso de contato, recomenda-se lavar o local com água e sabão, aplicar gelo e buscar atendimento médico imediato para identificação e tratamento adequados.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista celebram grandes vencedores na Mega-Sena da Virada
Tupã registra aposta premiada de R$ 79 milhões com aposta de 10 números, enquanto Assis tem incríveis 76 ganhadores na quadra; Paraguaçu levou na quina
Cultura e Entretenimento
Filme assisense "Cidade by Motoboy" conquista prêmios e faz sua estreia internacional em Cuba