• Assis recebe mais uma edição da Vila Agro com feira rural e shows musicais nesta sexta
  • Obras do artista assisense Alemão Art estão entre os destaques do Favela Gala 2025
  • Novo espaço promete mais conforto para comerciantes e público da Feira da Lua
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 12:19h • 03 de junho de 2025

Justiça confirma regra da Anvisa para alimentos com alto teor de açúcar, sal e gordura

Decisão mantém validade de resolução que disciplina propaganda de alimentos nocivos à saúde

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

A resolução da Anvisa visa garantir o direito à saúde e o acesso à informação suficiente, adequada, clara e compreensível sobre riscos à saúde na oferta, publicidade, promoção comercial e divulgação de produtos ultraprocessados e processados.
A resolução da Anvisa visa garantir o direito à saúde e o acesso à informação suficiente, adequada, clara e compreensível sobre riscos à saúde na oferta, publicidade, promoção comercial e divulgação de produtos ultraprocessados e processados.

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu mais uma vitória na Justiça para manter a validade de uma norma da Anvisa que trata da propaganda de alimentos considerados ruins para a saúde. Essa regra é a Resolução RDC 24/2010, que obriga a publicidade de produtos com muito açúcar, gordura saturada, gordura trans, sódio e bebidas com pouco valor nutritivo a trazer alertas sobre os riscos à saúde.

A decisão foi tomada pela 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que rejeitou uma ação da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR). A entidade queria derrubar a regra, dizendo que ela fere a liberdade de comunicação e que a Anvisa não teria o poder legal para impor essas exigências. Mas o tribunal entendeu que a norma está dentro das funções da Anvisa, que pode estabelecer regras para proteger a saúde da população.

Segundo a resolução, a propaganda desses alimentos deve informar de forma clara quando há altos níveis de ingredientes que fazem mal à saúde. Além disso, deve alertar que o consumo excessivo pode causar problemas como obesidade, diabetes e doenças no coração.

A AGU defendeu que a norma ajuda a reduzir o consumo desses produtos e melhora a informação ao consumidor. O objetivo é garantir o direito à saúde e o acesso a informações claras e corretas, permitindo que as pessoas façam escolhas alimentares mais conscientes, especialmente no caso de alimentos ultraprocessados.

A decisão também destacou que é importante proteger o público infantil, que é mais vulnerável às estratégias de marketing e pode ser influenciado a adotar hábitos alimentares ruins.

Para a procuradora federal Ana Clara Noleto Bueno, a Justiça reconheceu o papel da Anvisa em agir de forma preventiva, com medidas que buscam evitar riscos à saúde causados pelo consumo de alimentos pouco saudáveis.

A resolução foi elaborada com participação de diversos setores da sociedade, incluindo o Ministério Público Federal, a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Instituto de Defesa do Consumidor, entre outros. A Anvisa também se baseou em critérios científicos e em recomendações de órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 19:39h • 12 de setembro de 2025

Peniafobia: entenda o medo irracional de ficar pobre que já atinge grande parte da população

Condição pouco conhecida pode impactar decisões, relações pessoais e saúde mental; especialista alerta para sinais e caminhos de tratamento

Descrição da imagem

Economia • 18:26h • 12 de setembro de 2025

Gestão ineficiente em TI e telecom pode custar até R$ 350 mil por milhão investido

Linhas inativas, pacotes superdimensionados e cobranças indevidas compõem os chamados “desperdícios invisíveis”, que corroem a saúde financeira das companhias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:39h • 12 de setembro de 2025

Estudantes criam combustível ecológico a partir de resíduos de madeira

Projeto premiado alia economia circular, impacto social e ambiental, e pode ser replicado em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP no Brasil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:04h • 12 de setembro de 2025

Ilhas brasileiras: estudo revela presença de espécies exclusivas

Pesquisa foi publicada pela plataforma Peer Community Journal

Descrição da imagem

Cidades • 16:49h • 12 de setembro de 2025

Vacinação antirrábica em Maracaí começa neste sábado pelos bairros Vila Nova e Tiemann

Campanha vai percorrer diversos pontos da cidade até outubro, sempre aos sábados, das 8h às 12h

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 12 de setembro de 2025

Sextou em Assis com show da banda Doctor Roll e encontro dos Primatas Arcanos M.C.

Evento no Recinto Ficar será nesta sexta-feira, 12 de setembro, com entrada solidária, música ao vivo e praça de alimentação

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 12 de setembro de 2025

Assis recebe semifinais da Copa CIVAP de Futsal nesta sexta-feira

Pompéia enfrenta Iepê e Assis disputa vaga na final contra Sandovalina no Jairão

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:05h • 12 de setembro de 2025

Assis celebra cultura preta com capoeira e baile charme no Barracão da V.O neste sábado

Programação no Barracão da V.O. inclui atividades de Capoeira Angola pela manhã e música preta à noite com renda revertida a projetos sociais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?