Esporte • 12:30h • 27 de julho de 2024
Jogos Olímpicos de Paris: 98 militares representam o Brasil em 21 modalidades
Delegação brasileira conta com 98 atletas militares entre os 274 esportistas que representarão o país
Da Redação | Com informações do Ministério da Defesa | Foto: Divulgação/COB
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris aconteceu nesta sexta-feira (26), às 14h30 (horário de Brasília), marcando o início da competição. A delegação brasileira, composta por 274 esportistas, inclui 98 atletas militares, o que representa cerca de 35% do Time do Brasil. Desses, 96 fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), coordenado pelo Ministério da Defesa, e um é militar de carreira.
Os atletas militares brasileiros participarão de 21 das 39 modalidades com presença verde e amarela, incluindo: Águas Abertas, Atletismo, Boxe, Canoagem, Esgrima, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Levantamento de Peso Olímpico, Mountain Bike, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Vela, Vôlei de Quadra e Vôlei de Praia. A delegação militar é composta por 54 mulheres e 43 homens.
O Diretor do Departamento de Desporto Militar, General de Brigada Carlos Vinícius Teixeira de Vasconcelos, destacou as expectativas positivas em relação à participação dos atletas militares, prevendo a conquista de medalhas e a projeção do Brasil no cenário esportivo mundial.
Guilherme COSTA, durante os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, no Centro Aquático Pan-americano
O Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (Paar), criado pelo Ministério da Defesa em 2008, atualmente conta com 533 atletas em 35 modalidades. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional, motivar a prática esportiva e representar as Forças Armadas em competições nacionais e internacionais.
Os atletas selecionados recebem os benefícios da carreira militar e têm acesso a instalações esportivas adequadas ao treinamento, sendo apoiados por uma equipe multidisciplinar.
Jogos Pan-americanos Santiago 2023 - Ginastica Artistica Feminina - Individual Geral - Flávia Saraiva - Medalha de Prata - Foto de Alexandre Loureiro/COB
O Paar mantém alinhamento esportivo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), clubes, federações e confederações, além de apoiar as equipes militares brasileiras em eventos esportivos conduzidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social