Esporte • 16:25h • 19 de julho de 2024
Jiu-Jitsu pode integrar Jogos do BRICs no Brasil em 2025
Ministério do Esporte considera inclusão da arte marcial após pedido dos Emirados Árabes Unidos
Da Redação | Com informações do MEsp | Foto: Arquivo
O Ministério do Esporte está analisando a possibilidade de incluir o jiu-jitsu nos Jogos do BRICs, que serão sediados no Brasil em 2025.
O pedido foi formalizado pelo Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, durante uma audiência com o ministro do Esporte, André Fufuca.
Nos Emirados Árabes Unidos, o jiu-jitsu brasileiro é considerado um esporte nacional há mais de três décadas e faz parte do currículo oficial das escolas do país. "O esporte é muito importante para o nosso país, inclusive com a participação de muitos técnicos brasileiros", afirmou Alsuwaidi. O embaixador destacou ainda a relação cordial entre os dois países, lembrando que "o Brasil foi um dos primeiros países a considerar os Emirados como nação".
O ministro Fufuca garantiu que o pedido será estudado com atenção. "Vamos estudar a inclusão do esporte nos Jogos dos BRICs, que inclusive pode ser uma porta de entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos", declarou.
O ministro André Fufuca recebeu o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi. | Foto: Will Meira/MEsp
Alsuwaidi aproveitou a oportunidade para convidar o ministro a participar do Grand Slam da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro, que acontecerá neste fim de semana (19, 20 e 21 de julho) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Jogos dos BRICs
Os Jogos do BRICs são uma competição multiesportiva organizada pelos membros do grupo, que atualmente inclui: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Irã e Rússia.
Em junho deste ano, o Brasil foi anunciado como sede da próxima edição do campeonato. Pela tradição, o país que ocupa a presidência rotativa do mecanismo é responsável pela organização da competição no ano de sua presidência. Este ano, os jogos foram realizados em Kazan, na Rússia.
A inclusão do jiu-jitsu nos Jogos do BRICs representaria uma valorização significativa da modalidade, além de fortalecer os laços esportivos e culturais entre os países membros.
A decisão final do Ministério do Esporte será aguardada com grande expectativa pelos praticantes e admiradores da arte marcial.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social