Educação • 12:12h • 26 de outubro de 2025
Já estão abertas inscrições para vagas remanescentes do Fies
Prazo vai até 30 de outubro, e resultado sai em 4 de novembro
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1
 
                                As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 começaram na quinta-feira (23). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC).
O prazo vai até as 23h59 do dia 30 de outubro, no horário de Brasília. O edital com todas as regras foi publicado pelo MEC no dia 15 de outubro.
O resultado da seleção será divulgado em 4 de novembro. Nos dias 5 e 6 de novembro, os pré-selecionados devem validar suas informações na instituição de ensino para a qual se candidataram.
O Fies conta com chamada única e lista de espera. Os estudantes não pré-selecionados entram automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, seguindo a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá entre 13 e 28 de novembro.
Critérios e vagas
O programa federal financia, desde 2001, cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para 2025, o MEC oferece 112.168 vagas, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre.
Para concorrer ao financiamento, os candidatos devem:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
- Ter obtido média aritmética de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do exame e não ter zerado a redação;
- Não ter participado do Enem como treineiro;
- Ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
O edital reserva 50% das vagas para o Fies Social, criado em 2024. Para participar dessa modalidade, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759).
A nova modalidade do Fies permite financiamento de até 100% das mensalidades cobradas pela instituição de ensino e reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A classificação no processo seletivo é determinada pela ordem decrescente das notas do Enem, considerando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Candidatos que não concluíram o ensino superior e/ou não receberam financiamento anteriormente têm prioridade.
Não é permitido novo financiamento para candidatos que não quitaram financiamentos anteriores do Fies ou do Programa de Crédito Educacional, ou que ainda estejam utilizando outro financiamento.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
 
                         
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                         
                                         
                                         
                                        