• Estudo da Unesp sobre impacto de agrotóxicos em abelhas recebe menção honrosa da Capes
  • Concha Acústica recebe hoje a Feira de Rock de Assis com atrações culturais e gastronômicas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 08:03h • 29 de março de 2025

Ital capacita setor de carnes e produtos cárneos a determinar prazos de validade

Inscrições com desconto terminam no fim deste mês para o único curso de vida de prateleira do Brasil focado na indústria da carne

Agência SP | Foto: Antonio Carriero/Ital

Dentre os temas abordados, está o teste de desafio, especialidade de um dos laboratórios do CTC inaugurado há três anos como pioneiro no Brasil.
Dentre os temas abordados, está o teste de desafio, especialidade de um dos laboratórios do CTC inaugurado há três anos como pioneiro no Brasil.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) oferece o único curso do Brasil sobre vida de prateleira. A iniciativa é especializada em carnes in natura e produtos cárneos e serve para determinar prazos de validade. O curso recebe inscrições com desconto até o fim deste mês. A capacitação on-line, que está em sua terceira edição, será realizada de 15 a 17 de abril – saiba mais e inscreva-se.

“Percebemos uma lacuna de informações precisas e acuradas sobre procedimentos e protocolos adequados para que a vida útil de carnes e seus derivados seja determinada com segurança, ao mesmo tempo em que temos sido muito demandados pelo setor para esse tipo de assistência tecnológica, que resulta em maior eficiência da produção e consequente redução de custos”, ressalta a diretora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, que coordena o curso em parceria com a vice-diretora, Renata Bromberg.

O conteúdo programático abrange fatores que afetam o prazo de validade, estudo de estabilidade, impactos da validação e desafios da determinação de shelf life, normas e certificações, importância das avaliações microbiológicas, físico-químicas e sensorial no acompanhamento da vida útil e sistemas de embalagem.

“Somos nove especialistas dispostas a compartilhar os conhecimentos sobre atividades que exercemos no dia a dia. Serão fornecidas ferramentas para os participantes aplicarem, assim como apresentados exemplos práticos”, complementa Ana Lúcia, estimulando a participação de gerentes da qualidade, órgãos reguladores, professores e demais interessados.

Além das coordenadoras, serão palestrantes outras duas pesquisadoras do Ital: Silvia Moura, vice-diretora do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), e Danielle Ito, do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea). Completam o time de especialistas a professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Veronica Ortiz Alvarenga, as consultoras Juliana de Mello Macedo e Patricia Nikaedo, a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento Karina Carneiro e a diretora técnica Maria Teresa Galvão, todas com vasta experiência na indústria.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina. Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.

Com sede em Campinas, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.

Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.

Para mais informações, visite o site oficial: www.ital.agricultura.sp.gov.br

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?