Mundo • 11:12h • 22 de janeiro de 2026
IPVA 2026: placa final 9 tem prazo até quinta (22)
O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo
Os proprietários de veículos com final de placa 9 têm até hoje, quinta-feira (22), para pagar o IPVA 2026 em São Paulo, seja em cota única, com desconto de 3%, ou a primeira parcela do imposto. O pagamento segue o calendário definido conforme o final da placa e pode ser feito à vista ou parcelado em até cinco vezes, de acordo com o valor devido.
A consulta do valor do imposto pode ser feita na rede bancária, nos caixas eletrônicos, pelo internet banking ou no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), mediante o número do Renavam. A Sefaz alerta que as informações oficiais estão apenas no domínio “sp.gov.br” e orienta os contribuintes a ficarem atentos a possíveis golpes.
Para quem opta pelo parcelamento, os vencimentos da placa final 9 ocorrem sempre no dia 22, de janeiro a maio. Caso a data caia em fim de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil. O parcelamento é permitido para valores a partir de 10 Ufesps (R$ 38,42 cada em 2026); valores menores podem ser divididos em até três ou quatro parcelas.
As alíquotas do IPVA permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motos, ônibus, micro-ônibus, caminhonetes cabine simples e maquinário pesado; 1,5% para caminhões; e 1% para veículos de locadoras. O valor venal do veículo pode ser consultado no Sistema de Veículos (Sivei), no site da Sefaz-SP.
O pagamento pode ser feito por Pix — preferencialmente com QR Code gerado no site da Sefaz-SP —, internet banking, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou cartão de crédito nas empresas credenciadas. O atraso no pagamento gera multa diária de 0,33% e juros pela taxa Selic, podendo chegar a 20% após 60 dias, além de inscrição em dívida ativa e no Cadin Estadual.
Para antecipar o licenciamento anual, é necessário quitar todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas. Desde 2026, motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, de pessoas físicas, estão isentas do IPVA, desde que em situação regular.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita