• Dia dos jornalistas: como conteúdos profissionais podem vencer fakes
  • Inscrições para o Vestibular Fatec 2025 começa hoje; Assis conta com dois cursos grauitos em Gestão
  • Campanha de vacinação contra a Influenza começa em Assis nesta segunda-feira, 07 de abril
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 10:39h • 07 de abril de 2025

Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização

Relatório mostra número insuficiente de auditores fiscais no país

Agência Brasil | Foto: Arquivo/Agência Brasil

O concurso para auditor fiscal do trabalho 2024-2025 convocou até agora 900 pessoas aprovadas nas vagas previstas em edital. Outros 900 estão no cadastro de reserva.
O concurso para auditor fiscal do trabalho 2024-2025 convocou até agora 900 pessoas aprovadas nas vagas previstas em edital. Outros 900 estão no cadastro de reserva.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relaciona a taxa elevada de trabalho informal no país com a queda da capacidade do Estado de garantir o cumprimento da legislação trabalhista. A nota técnica se chama “Crescimento sem formalização do trabalho: déficit de capacidade fiscalizatória e necessidade de recomposição da burocracia especializada”.

Antes de 2022, o padrão era de que a redução do desemprego fosse acompanhada pelo aumento da taxa de formalização do trabalho. Ou seja, mais pessoas com a Carteira de Trabalho assinada. A exceção foi o período da pandemia de covid-19.

Em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu os menores níveis desde 2012: 6,6%. Mas a taxa de informalidade chegou a 31,77%, o maior percentual do período.

O Ipea destaca o número insuficiente de auditores fiscais do trabalho, ligados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MET), para garantir que empregadores respeitem os direitos trabalhistas dos funcionários. Entre 2012 e 2024, o número de trabalhadores assalariados cresceu 11,4%. No mesmo período, o número de auditores do trabalho caiu 34,1%.

Em números absolutos, em 2012 eram 19.038 trabalhadores assalariados por auditor. Em 2024, a proporção cresceu 79,95%, passando a ser de 34.260 trabalhadores por auditor, número inferior ao recomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é de 10 ou 15 mil trabalhadores por auditor.

O técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Felipe Pateo, autor do estudo, diz que a fiscalização dos auditores tem dois efeitos. Um direto, de fazer com que trabalhadores sem carteira assinada passem a ter o registro depois de uma ação fiscal, e um indireto, em que o risco de ser fiscalizado faça com que empregadores não cometam irregularidades.

“Esse risco, no entanto, caiu ao longo dos anos. A chance de um estabelecimento com empregados ser fiscalizado caiu de 11,3% para 3,8% entre 2017 e 2023, de forma que o receio em ser fiscalizado passa a ser um terço do que foi no período anterior”, diz Felipe.

Segundo o estudo do Ipea, se forem contratados 1.800 novos auditores fiscais do trabalho, que é todo o cadastro de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado, a arrecadação previdenciária e de multas administrativas aumentará para R$ 879 milhões. O valor é superior ao custo anual com as contratações de funcionários, calculado em R$ 560 milhões.

O concurso para auditor fiscal do trabalho 2024-2025 convocou até agora 900 pessoas aprovadas nas vagas previstas em edital. Outros 900 estão no cadastro de reserva.

“Potenciais restrições orçamentárias não deveriam ser argumentos dominantes quando se considera a necessidade de recomposição da capacidade do Estado brasileiro de garantir a correta regulação do mercado de trabalho e a proteção do trabalhador em sintonia com a legislação trabalhista vigente no país e os critérios técnicos internacionais”, afirma o estudo.

A reportagem da Agência Brasil procurou o Ministério do Trabalho e Emprego e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) para comentarem o tema. Nenhum dos dois respondeu até o momento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:39h • 07 de abril de 2025

Jovens pesquisadores: chamada da Fapesp até junho

Iniciativa visa atrair lideranças do exterior para o estado de São Paulo; serão apoiadas até 20 propostas em diferentes áreas do conhecimento

Descrição da imagem

Economia • 15:08h • 07 de abril de 2025

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Contribuinte tem até o dia 30 de maio para fazer a declaração

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:32h • 07 de abril de 2025

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Documento é assinado por mais de 160 grandes empresas brasileiras

Descrição da imagem

Economia • 14:00h • 07 de abril de 2025

SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais

Líder na produção nacional de abacate, SP abre vendas para importante país consumidor da fruta

Descrição da imagem

Saúde • 13:40h • 07 de abril de 2025

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Professora da UFRJ defende uso responsável e atenção a menores

Descrição da imagem

Mundo • 13:12h • 07 de abril de 2025

Dia dos jornalistas: como conteúdos profissionais podem vencer fakes

Pesquisadores avaliam estratégias para combater desinformação

Descrição da imagem

Educação • 12:33h • 07 de abril de 2025

Pé-de-Meia: alunos nascidos em novembro e dezembro recebem 1ª parcela

Benefício corresponde ao incentivo-matrícula e já pode ser sacado

Descrição da imagem

Saúde • 12:05h • 07 de abril de 2025

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo Brasil

Meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025