Responsabilidade Social • 18:45h • 08 de novembro de 2025
Instituto TEAproxima e Lactec lançam programa pioneiro de prevenção a abusos contra meninas autistas
Projeto UpTEA Safe utiliza realidade virtual e inteligência artificial para ensinar adolescentes no espectro autista a reconhecer e evitar situações de risco
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da PG1 | Foto: Divulgação
O Instituto TEAproxima, organização sem fins lucrativos voltada ao acolhimento e à inclusão da comunidade autista, em parceria com o Lactec, um dos maiores institutos de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, anuncia o lançamento do UpTEA Safe, programa pioneiro no país voltado à prevenção de abusos e violências contra meninas autistas.
Baseado em evidências científicas, o UpTEA Safe utiliza realidade virtual, modelagem comportamental e inteligência artificial para desenvolver habilidades socioemocionais em adolescentes no espectro autista. A iniciativa busca ensinar o reconhecimento de sinais de perigo, a assertividade nas relações e estratégias de autodefesa de forma imersiva e segura.
A proposta surge em resposta a um dado alarmante: nove em cada dez mulheres autistas já sofreram algum tipo de violência sexual, segundo estudos internacionais. Além disso, elas têm três vezes mais risco de sofrer abuso em comparação à população geral. No Brasil, ainda não existiam programas preventivos baseados em evidências científicas voltados a esse público.
“O UpTEA Safe vem suprir uma lacuna crítica na proteção de adolescentes autistas. Nossa missão sempre foi transformar realidades com base em ciência e empatia. Com essa parceria, unimos nosso conhecimento aplicado do universo TEA à excelência tecnológica do Lactec para gerar um impacto social profundo e mensurável”, explica Rose Staniszewski, presidente do Instituto TEAproxima e idealizadora do projeto.
A responsável técnica pelo UpTEA Safe, Lara Frasson, destaca que a plataforma permite simular diversas situações sociais do cotidiano. “Por meio de cenários em realidade virtual, as adolescentes podem praticar e desenvolver competências como leitura de sinais de risco, comunicação afetiva e autodefesa. O método se baseia nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), priorizando sempre o assentimento e a segurança do usuário”, afirma.
O Lactec é responsável pelo desenvolvimento tecnológico completo da plataforma, integrando realidade virtual e inteligência artificial para criar um ambiente adaptativo, com geração de fala natural e análise automatizada de desempenho.
“Para o Lactec, esta parceria representa a materialização do nosso compromisso com a inovação que gera impacto social positivo. Colocamos nossa expertise tecnológica a serviço de uma causa urgente, contribuindo para reduzir desigualdades e promover bem-estar, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, ressalta Signie Laureano França Santos, gerente sênior de Operações Tecnológicas do Lactec.
O projeto tem gestão social e validação científica do Instituto TEAproxima, com fomento da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e apoio do Sebrae para estruturação e incubação.
Durante o Congresso Autismo 360, que acontece de 7 a 9 de novembro, na Vogue Square, na Barra da Tijuca (RJ), será realizado o lançamento oficial da parceria, marcando o início do desenvolvimento da solução UpTEA Safe — mais do que um software, um passo concreto rumo a um futuro mais seguro, inclusivo e tecnológico para a comunidade autista.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo