Economia • 08:12h • 25 de novembro de 2024
INSS começa a pagar a folha de novembro a partir de hoje, com crédito escalonado
A partir de segunda-feira, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios começam a receber os pagamentos, que seguem até o dia 6 de dezembro
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Arquivo/Âncora1
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a folha de novembro nesta segunda-feira (25), com créditos escalonados em dias úteis até o dia 6 de dezembro. O calendário de pagamentos foi estabelecido conforme o número final do cartão do beneficiário, desconsiderando o último dígito verificador.
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os créditos iniciados já nesta segunda-feira, com os pagamentos organizados conforme o final do número do cartão. Para quem tem o número final 1, o crédito será realizado dia 25 de novembro, seguindo a ordem até os beneficiários com final 0, que recebem no dia 6 de dezembro.
Já os beneficiários que recebem acima do salário mínimo terão seus pagamentos feitos de acordo com outro cronograma: no dia 2 de dezembro para os que têm o número final 1 e 6; no dia 3 para quem tem final 2 e 7; no dia 4 para os finais 3 e 8; no dia 5 para os finais 4 e 9; e no dia 6 para os finais 5 e 0.
Em caso de feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento será realizado no dia útil seguinte. Os beneficiários têm até o final do mês seguinte para retirar os valores creditados, caso contrário, os valores serão devolvidos ao INSS.
Outro ponto importante é a inclusão do 13º salário para alguns beneficiários. O abono anual será concedido aos beneficiários de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade. No entanto, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não terá direito ao 13º salário.
No começo deste ano, o governo federal antecipou o pagamento das duas parcelas do 13º salário para 33,6 milhões de beneficiários. Agora, os beneficiários que passaram a receber após junho terão esse valor incluído em uma única parcela no pagamento mensal.
Os beneficiários podem consultar o valor que receberão acessando o site ou o aplicativo "Meu INSS" ou ligando para o Canal 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. A recomendação do INSS é para que as pessoas evitem acreditar em fake news, como o boato sobre o pagamento de um "14º salário" ou "folha extra do 13º".
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social