Saúde • 08:31h • 14 de outubro de 2024
Insônia: estudo aponta alternativas de tratamento com resultados promissores
Pesquisas mostram que a Terapia Cognitivo-Comportamental apresenta resultados rápidos, enquanto a Terapia de Aceitação e Compromisso oferece benefícios duradouros
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Arquivo/Âncora1
A pesquisa, financiada pela Fapesp, dividiu os participantes em três grupos: um que passou por sessões de TCC, outro que participou da ACT e um terceiro que permaneceu em uma lista de espera sem tratamento.
As avaliações ocorreram online após seis semanas de acompanhamento. Os dados mostraram que, enquanto a TCC foca na modificação de comportamentos e crenças relacionadas ao sono, a ACT concentra-se em ampliar a flexibilidade psicológica, ajudando os indivíduos a aceitarem suas dificuldades relacionadas ao sono antes de se comprometerem a resolvê-las.
Estima-se que uma em cada quatro pessoas no mundo apresente sintomas de insônia, e a condição pode ser crônica para cerca de 10% da população. O estudo destacou que, embora a TCC apresente resultados mais rápidos, a ACT demonstrou ser igualmente eficaz a longo prazo, oferecendo uma alternativa valiosa para pacientes que não se beneficiam da TCC.
Os dados também indicam que a insônia não é apenas um problema individual, mas que suas consequências podem gerar um impacto econômico significativo, incluindo um aumento na utilização de serviços de saúde e a redução da produtividade no trabalho. As evidências da eficácia da ACT, especialmente para aqueles que têm dificuldade em seguir as orientações da TCC, são vistas como um avanço na busca de soluções para essa condição comum e debilitante.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social