Mundo • 08:53h • 19 de novembro de 2024
Iniciativa de implantação de internet gratuita no transporte público estadual avança na Alesp
Projetos que promovem isenção de taxas para vestibulandos e idosos também foram contemplados na Comissão de Transportes e Comunicações
Da Redação com informações da Alesp | Foto: Carol Jacob
Os integrantes da Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniram, na tarde da última quarta-feira (13), para discutir e deliberar uma pauta de 41 itens.
Entre as 33 propostas que receberam aval dos parlamentares está o Projeto de Lei 627/2023, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PL), que busca autorizar o Poder Executivo a implantar pontos gratuitos e abertos de acesso à internet sem fio no sistema dos transportes coletivos estaduais.
De acordo com a justificativa apresentada pelo autor, "o uso dos serviços multimídia de internet é, atualmente, uma barreira econômica à população, e a iniciativa complementa e possibilita uma justa oferta de transmissão de Wi-Fi, permitindo a conexão com a Internet no transporte coletivo".
Após a reunião, o presidente do Colegiado, deputado Ricardo Madalena (PL), disse estar contente com o empenho dos deputados em conduzir as proposituras adiante. "Fico muito feliz que conseguimos dar prosseguimento a tantas propostas importantes para melhorar a mobilidade da população em território paulista. Chegando ao final do ano, era essencial avançar essas pautas", disse ele.
Gratuidade
Também visando facilitar o cotidiano dos passageiros do sistema de transporte coletivo estadual, receberam aval da CTC dois projetos com objetivos semelhantes. O primeiro é o Projeto de Lei 47/2024, elaborado pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), que busca conceder isenção do pagamento de taxas estaduais relativas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação às pessoas com mais de 70 anos de idade.
Igualmente com o objetivo de trazer gratuidade a um grupo específico da sociedade paulista, o Projeto de Lei 1727/2023, criado pela deputada Beth Sahão (PT), procura instituir o Passe Livre Vestibular nos transportes de Concessão Estadual nos dias de prova abos inscritos em vestibulares do Sistema Púlico de Ensino.
"Tanto o passe livre quanto a isenção de taxas aos idosos são medidas necessárias para as pessoas que passam por dificuldades financeiras, sobretudo. O que pudermos fazer enquanto Comissão, antes mesmo de aprovar as matérias em Plenário, nós faremos", esclareceu o deputado Donato (PT), relator de ambos os projetos.
Proteção
Além disso, duas iniciativas de destaque que passaram pelo aval da Comissão foram o Projeto de Lei 284/2021, de autoria da deputada Monica Seixas (Psol), que estabelece novas medidas de proteção aos motoristas, cobradores e colaboradores do sistema estadual de transporte coletivo de passageiros; e o Projeto de Lei 319/2023, de autoria do deputado Rogério Nogueira (PSDB), que pretende tornar obrigatório o plantio de árvores nativas nas margens das rodovias estaduais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social