• Detran-SP inicia regularização online de ciclomotores fabricados antes de 2023
  • Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
  • Assis lança campanha Natal Solidário 2025 para atender crianças em situação de vulnerabilidade
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:53h • 09 de maio de 2025

Iniciativa amplia acesso de jovens negros ao ensino superior com bolsas de estudo

Iniciativa do Fundo Baobá prevê R$ 700 e suporte para estudantes

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.
O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.

A segunda edição do programa Já É, anunciada pelo Fundo para Equidade Racial Baobá, pretende aumentar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens estudantes negros em todo o país.

Os estudantes podem se inscrever no site do Baobá até o dia 6 de junho para concorrer a bolsas de estudos de R$ 700, concedidas por um ano e 5 meses. Serão selecionados 30 jovens para participar da iniciativa.

Além da bolsa em dinheiro, os alunos indicados contam com preparação para vestibulares, apoio psicológico individualizado, atividades e mentorias individuais e coletivas.

O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas. Nesta edição, o edital tem mudanças, como a gestão da bolsa feita diretamente pelos estudantes e a faixa etária de estudantes ajustada para 20 a 25 anos. O alcance do programa também foi ampliado, atendendo estudantes de todo o território nacional.

Ampliar horizontes

A diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, diz que o objetivo é entregar não apenas o apoio financeiro para o curso pré-vestibular, mas também tornar mais acessíveis informações, conhecimentos, pessoas e redes.

“Nossa intenção é ampliar horizontes de direitos, subsidiar a construção de novas competências e habilidades e, ao mesmo tempo, alimentar os sonhos de pessoas negras jovens de diferentes territórios e realidades. A universidade não é um fim em si mesmo, mas é um importante começo”, diz a diretora, em nota.

O estudante de Administração Carlos Eduardo Cerqueira, de 23 anos, de São Paulo, participou da primeira edição do projeto. Para ele, o apoio do Fundo Baobá foi fundamental para ingressar na universidade.

“Tive a grande felicidade de participar da primeira edição do programa Já É, que significou uma grande oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico. Consegui ingressar na faculdade, hoje já estou estagiando na área financeira e aspiro também trabalhar com outras coisas, aprender novos idiomas e continuar me especializando profissionalmente”, diz o aluno da PUC-SP.

Prioridades

Nesta edição, serão levadas em consideração especial a situação de candidatos como residentes de áreas periféricas, rurais, pessoas com deficiência (PcD), quilombolas, ribeirinhas, egressos do sistema penitenciário, migrantes ou refugiados.

Haverá também a priorização de vagas para candidatos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Cada uma dessas duas regiões terá nove vagas garantidas. Já as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão quatro vagas cada.

Desigualdade

De acordo com o último Censo da Educação Superior (2023), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as desigualdades educacionais no Brasil ainda são preocupantes. Enquanto os 25% mais ricos têm, em média, 13,5 anos de estudo, os 25% mais pobres têm 10,5 anos.

Além disso, a média de anos de estudo entre brancos é de 12,4 anos, enquanto entre pretos e pardos é de 11,4 anos. O projeto Já É surge como uma resposta a esses desnivelamentos, contribuindo para a Meta 8 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca igualar a escolaridade média entre negros e não negros.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Esporte • 13:18h • 26 de novembro de 2025

FEMA Running celebra 40 anos com corrida de 5 km e pódio geral divulgado

Evento reuniu 459 participantes, teve média de 20 minutos de prova, premiações por diversas categorias e pódio geral masculino e feminino já divulgado.

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:35h • 26 de novembro de 2025

Alimentação de conforto: novo guia propõe cuidado mais humano para pessoas com demência avançada

Obra de fonoaudiólogas brasileiras reúne evidências científicas e práticas clínicas para orientar equipes de saúde na adoção de estratégias orais seguras, dignas e centradas no bem-estar

Descrição da imagem

Economia • 12:01h • 26 de novembro de 2025

ACIA apresenta calendário de funcionamento para as compras de fim de ano

Documento sugere horários estendidos e datas especiais de funcionamento para atender a demanda do fim de ano

Descrição da imagem

Economia • 11:47h • 26 de novembro de 2025

Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe

Nova regra entra em vigor. A partir de 2026, será obrigatória

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 11:08h • 26 de novembro de 2025

Cultura de Assis promove espetáculos gratuitos de violão nesta quarta

Evento gratuito reúne alunos e professores das escolas de artes SemeArte e Assis Tá Arte nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 19h30

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:26h • 26 de novembro de 2025

Mais de 70% das agressões contra mulheres têm testemunhas, diz estudo

Violência atingiu cerca de 3,7 milhões de brasileiras no último ano

Descrição da imagem

Mundo • 10:13h • 26 de novembro de 2025

Detran-SP inicia regularização online de ciclomotores fabricados antes de 2023

Procedimento é obrigatório para a regularização; fiscalização começa em janeiro de 2026

Descrição da imagem

Educação • 09:24h • 26 de novembro de 2025

SP lança vagas de tutoria em português e matemática para alunos do 6º ao 9º ano

Em 2026, projeto será ampliado para as 91 unidades regionais de ensino; foco é a recuperação da aprendizagem nos dois componentes

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?