• Novembro Azul: porque o homem não pode ignorar os sinais e o exame do câncer de próstata
  • ‘Pânico 7’ ganha primeiro trailer e data de estreia no Brasil; assista
  • Dia de Finados em Assis terá missas, transporte gratuito e programação especial; confira os detalhes
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:53h • 09 de maio de 2025

Iniciativa amplia acesso de jovens negros ao ensino superior com bolsas de estudo

Iniciativa do Fundo Baobá prevê R$ 700 e suporte para estudantes

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.
O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.

A segunda edição do programa Já É, anunciada pelo Fundo para Equidade Racial Baobá, pretende aumentar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens estudantes negros em todo o país.

Os estudantes podem se inscrever no site do Baobá até o dia 6 de junho para concorrer a bolsas de estudos de R$ 700, concedidas por um ano e 5 meses. Serão selecionados 30 jovens para participar da iniciativa.

Além da bolsa em dinheiro, os alunos indicados contam com preparação para vestibulares, apoio psicológico individualizado, atividades e mentorias individuais e coletivas.

O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas. Nesta edição, o edital tem mudanças, como a gestão da bolsa feita diretamente pelos estudantes e a faixa etária de estudantes ajustada para 20 a 25 anos. O alcance do programa também foi ampliado, atendendo estudantes de todo o território nacional.

Ampliar horizontes

A diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, diz que o objetivo é entregar não apenas o apoio financeiro para o curso pré-vestibular, mas também tornar mais acessíveis informações, conhecimentos, pessoas e redes.

“Nossa intenção é ampliar horizontes de direitos, subsidiar a construção de novas competências e habilidades e, ao mesmo tempo, alimentar os sonhos de pessoas negras jovens de diferentes territórios e realidades. A universidade não é um fim em si mesmo, mas é um importante começo”, diz a diretora, em nota.

O estudante de Administração Carlos Eduardo Cerqueira, de 23 anos, de São Paulo, participou da primeira edição do projeto. Para ele, o apoio do Fundo Baobá foi fundamental para ingressar na universidade.

“Tive a grande felicidade de participar da primeira edição do programa Já É, que significou uma grande oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico. Consegui ingressar na faculdade, hoje já estou estagiando na área financeira e aspiro também trabalhar com outras coisas, aprender novos idiomas e continuar me especializando profissionalmente”, diz o aluno da PUC-SP.

Prioridades

Nesta edição, serão levadas em consideração especial a situação de candidatos como residentes de áreas periféricas, rurais, pessoas com deficiência (PcD), quilombolas, ribeirinhas, egressos do sistema penitenciário, migrantes ou refugiados.

Haverá também a priorização de vagas para candidatos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Cada uma dessas duas regiões terá nove vagas garantidas. Já as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão quatro vagas cada.

Desigualdade

De acordo com o último Censo da Educação Superior (2023), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as desigualdades educacionais no Brasil ainda são preocupantes. Enquanto os 25% mais ricos têm, em média, 13,5 anos de estudo, os 25% mais pobres têm 10,5 anos.

Além disso, a média de anos de estudo entre brancos é de 12,4 anos, enquanto entre pretos e pardos é de 11,4 anos. O projeto Já É surge como uma resposta a esses desnivelamentos, contribuindo para a Meta 8 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca igualar a escolaridade média entre negros e não negros.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 01 de novembro de 2025

Farmacêuticos alertam sobre riscos da automedicação após morte de jovem

Jovem de 23 anos morreu em Feira de Santana (BA) após tomar medicamento para disfunção erétil antes de partida; especialistas alertam para riscos do uso indevido de medicamentos.

Descrição da imagem

Classificados • 10:25h • 01 de novembro de 2025

Governo de SP convoca aprovados no concurso da Cetesb

Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um crescimento de 17% no efetivo da Companhia

Descrição da imagem

Mundo • 10:04h • 01 de novembro de 2025

Planejamento sucessório e a sucessão patrimonial: urgência e reflexão

Advogada Ana Clara Vasques Gimenez analisa a importância do preparo familiar diante das mudanças tributárias e do aumento da formalização extrajudicial no estado de SP

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:50h • 01 de novembro de 2025

Echaporã dá início às celebrações natalinas com acendimento das luzes neste sábado

Evento gratuito acontece na Praça Matriz a partir das 20h e contará com show da dupla Danilo & Guilherme

Descrição da imagem

Cidades • 09:14h • 01 de novembro de 2025

Marília: Festival do Café chega em sua primeira edição neste sábado

Tudo pronto para receber o público na Fazenda Cascata

Descrição da imagem

Saúde • 08:31h • 01 de novembro de 2025

Novembro Azul: porque o homem não pode ignorar os sinais e o exame do câncer de próstata

Com mais de 71 mil casos anuais estimados no Brasil e o medo do toque ainda presente, o mês de conscientização reforça que cedo ou tarde a visita ao médico é essencial

Descrição da imagem

Saúde • 08:02h • 01 de novembro de 2025

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas

Medida visa proteger a saúde da população contra riscos de câncer e problemas reprodutivos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:38h • 31 de outubro de 2025

‘Pânico 7’ ganha primeiro trailer e data de estreia no Brasil; assista

Nova sequência traz de volta Neve Campbell como Sidney Prescott e promete reviver os terrores da icônica franquia slasher

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?