• FEMA recebe inscrições para contratação de docentes em duas áreas da Saúde
  • Santa Casa de Assis abre inscrições para residência em Anestesiologia com início em 2026
  • 3I/Atlas: por que 19 de dezembro pode ser o momento mais revelador desde sua descoberta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:53h • 09 de maio de 2025

Iniciativa amplia acesso de jovens negros ao ensino superior com bolsas de estudo

Iniciativa do Fundo Baobá prevê R$ 700 e suporte para estudantes

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.
O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.

A segunda edição do programa Já É, anunciada pelo Fundo para Equidade Racial Baobá, pretende aumentar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens estudantes negros em todo o país.

Os estudantes podem se inscrever no site do Baobá até o dia 6 de junho para concorrer a bolsas de estudos de R$ 700, concedidas por um ano e 5 meses. Serão selecionados 30 jovens para participar da iniciativa.

Além da bolsa em dinheiro, os alunos indicados contam com preparação para vestibulares, apoio psicológico individualizado, atividades e mentorias individuais e coletivas.

O programa foi criado para impulsionar as chances de alunos negros ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas. Nesta edição, o edital tem mudanças, como a gestão da bolsa feita diretamente pelos estudantes e a faixa etária de estudantes ajustada para 20 a 25 anos. O alcance do programa também foi ampliado, atendendo estudantes de todo o território nacional.

Ampliar horizontes

A diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, diz que o objetivo é entregar não apenas o apoio financeiro para o curso pré-vestibular, mas também tornar mais acessíveis informações, conhecimentos, pessoas e redes.

“Nossa intenção é ampliar horizontes de direitos, subsidiar a construção de novas competências e habilidades e, ao mesmo tempo, alimentar os sonhos de pessoas negras jovens de diferentes territórios e realidades. A universidade não é um fim em si mesmo, mas é um importante começo”, diz a diretora, em nota.

O estudante de Administração Carlos Eduardo Cerqueira, de 23 anos, de São Paulo, participou da primeira edição do projeto. Para ele, o apoio do Fundo Baobá foi fundamental para ingressar na universidade.

“Tive a grande felicidade de participar da primeira edição do programa Já É, que significou uma grande oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico. Consegui ingressar na faculdade, hoje já estou estagiando na área financeira e aspiro também trabalhar com outras coisas, aprender novos idiomas e continuar me especializando profissionalmente”, diz o aluno da PUC-SP.

Prioridades

Nesta edição, serão levadas em consideração especial a situação de candidatos como residentes de áreas periféricas, rurais, pessoas com deficiência (PcD), quilombolas, ribeirinhas, egressos do sistema penitenciário, migrantes ou refugiados.

Haverá também a priorização de vagas para candidatos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Cada uma dessas duas regiões terá nove vagas garantidas. Já as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão quatro vagas cada.

Desigualdade

De acordo com o último Censo da Educação Superior (2023), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as desigualdades educacionais no Brasil ainda são preocupantes. Enquanto os 25% mais ricos têm, em média, 13,5 anos de estudo, os 25% mais pobres têm 10,5 anos.

Além disso, a média de anos de estudo entre brancos é de 12,4 anos, enquanto entre pretos e pardos é de 11,4 anos. O projeto Já É surge como uma resposta a esses desnivelamentos, contribuindo para a Meta 8 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca igualar a escolaridade média entre negros e não negros.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 09:44h • 11 de dezembro de 2025

Brasil moderniza processo da CNH e reduz custos para novos motoristas

A nova resolução do Contran traz a maior atualização na emissão da Carteira Nacional de Habilitação em décadas. Com aplicativo reformulado, curso gratuito e etapas simplificadas, o governo promete reduzir em até 80% o custo da primeira habilitação e ampliar o acesso ao documento

Descrição da imagem

Saúde • 09:22h • 11 de dezembro de 2025

Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro

Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:43h • 11 de dezembro de 2025

Brasil gera mais resíduos em 2024, mas avança na destinação correta

Da parcela coletada, maior parte (59,7%) teve destinação adequada

Descrição da imagem

Saúde • 08:21h • 11 de dezembro de 2025

Vacina contra a bronquiolite: saiba quem deve se imunizar para proteger o recém-nascido

A vacina é destinada a gestantes a partir de 28 semanas, aplicada em dose única a cada gestação, conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações

Descrição da imagem

Classificados • 08:09h • 11 de dezembro de 2025

FEMA recebe inscrições para contratação de docentes em duas áreas da Saúde

Editais oferecem vagas nas áreas de Geriatria e Pediatria, com inscrições online até 17 de dezembro de 2025

Descrição da imagem

Educação • 07:36h • 11 de dezembro de 2025

Santa Casa de Assis abre inscrições para residência em Anestesiologia com início em 2026

Processo seletivo oferece uma vaga com acesso direto e inscrições abertas até 9 de janeiro pelo site oficial da instituição

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 21:10h • 10 de dezembro de 2025

3I/Atlas: por que 19 de dezembro pode ser o momento mais revelador desde sua descoberta

O dia em que tudo pode mudar: o que a ciência espera do 3I/Atlas em 19 de dezembro

Descrição da imagem

Variedades • 19:26h • 10 de dezembro de 2025

Uso excessivo de telas altera vínculos familiares e preocupa educadores no Brasil

Especialistas apontam que hiperconexão afeta diálogo, convivência e saúde emocional de crianças e adolescentes

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025