Saúde • 11:13h • 18 de agosto de 2024
Infertilidade masculina: cirurgias pós-pandemia batem recorde no SUS
Número de intervenções realizadas em 2023 pelo SUS reflete o aumento de casos diagnosticados e tratados após a pandemia
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
O número de cirurgias realizadas para tratar varicocele, uma das principais causas de infertilidade masculina, ultrapassou os registros pré-pandemia. Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 5.178 cirurgias para corrigir o problema, superando as 4.809 intervenções realizadas em 2019, antes do início da crise sanitária.
A varicocele é caracterizada pela dilatação excessiva das veias do cordão espermático, afetando principalmente o testículo esquerdo. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores genéticos podem estar envolvidos. A condição, que pode se desenvolver após a puberdade, está presente em cerca de 15% dos homens e afeta aproximadamente 30% daqueles que lidam com infertilidade.
Especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) destacam que a varicocele compromete a saúde dos espermatozoides, impactando diretamente a fertilidade masculina. Rafael Ambar, urologista associado ao grupo de andrologia do Serviço de Urologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), explica que muitos casos são assintomáticos, o que pode atrasar o diagnóstico e o início do tratamento.
“Até 40% dos homens que têm dificuldade em engravidar suas parceiras podem apresentar varicocele. Como o problema muitas vezes não apresenta sintomas, muitos pacientes só procuram atendimento especializado após enfrentarem dificuldades para conceber. Felizmente, com os avanços da tecnologia, os procedimentos cirúrgicos têm alta taxa de sucesso, e mudanças positivas são geralmente observadas entre seis e nove meses após a cirurgia”, comenta Ambar.
A cirurgia é o tratamento indicado para a varicocele. Diante de sintomas como dor, sensação de peso no escroto ou diminuição do testículo afetado, é essencial procurar um urologista para avaliação e possível intervenção cirúrgica.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social