Cultura e Entretenimento • 11:36h • 13 de setembro de 2024
Indígenas celebram volta do Manto Tupinambá em cerimônia histórica
Evento realizado na Quinta da Boa Vista reuniu autoridades e líderes indígenas para celebrar o retorno do artefato sagrado
Da Redação | Com informações do MPI | Foto: Reprodução/Museu Nacional da Dinamarca
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI), em conjunto com os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), realizou ontem, 12 de setembro, a cerimônia oficial de celebração pelo retorno do Manto Sagrado Tupinambá ao Brasil. O evento ocorreu na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de lideranças do Povo Tupinambá, além da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e de autoridades federais, estaduais e municipais.
Durante os dias que antecederam a cerimônia, o Povo Tupinambá realizou rituais sagrados de vigília e visitou o manto em uma sala especial da Biblioteca Central do Museu Nacional. Todo o evento foi planejado em constante diálogo com os Tupinambá, respeitando seus direitos sagrados em relação ao artefato.
O retorno do Manto Tupinambá
O Manto Tupinambá, uma peça rara e de grande valor sagrado, retornou ao Brasil vindo da Dinamarca, após ficar exposto por anos no Museu Nacional daquele país. O artefato chegou ao Museu Nacional do Rio de Janeiro em julho deste ano, após articulação entre diversas instituições brasileiras e dinamarquesas, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e lideranças do povo indígena.
O processo de escuta das lideranças Tupinambá, realizado em abril, foi fundamental para garantir que a devolução respeitasse os protocolos culturais e espirituais do povo indígena. O Manto Tupinambá agora se torna um símbolo do reconhecimento e valorização das culturas indígenas no Brasil.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social