Cidades • 07:40h • 11 de novembro de 2025
Incêndio criminoso atinge Ecoponto em Assis e mobiliza equipes da Prefeitura durante a madrugada
Prefeita Telma Spera esteve no local e classificou o caso como crime ambiental; fogo consumiu galhos e materiais recolhidos após temporal
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da PMA | Foto: Divulgação
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Ecoponto de Assis na noite de segunda-feira, 10 de novembro, e mobilizou equipes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e servidores das secretarias de Obras e Meio Ambiente. O fogo, que começou por volta das 21h30, foi controlado após horas de trabalho das equipes. A prefeita Telma Spera esteve no local e classificou o caso como um incêndio criminoso.
“Com muita tristeza, estamos aqui vendo o Ecoponto queimar. Foi obviamente provocado. Quero agradecer nossas equipes, porque são extraordinárias. Trabalharam na chuva, no vento, e hoje estão aqui no meio do fogo, com amor pela cidade e pelas pessoas”, declarou a prefeita em vídeo gravado no momento da ocorrência.

Às 21h50 o fogo já era visível de pontos opostos na cidade de Assis | Foto: Âncora 1
Segundo Telma, o incêndio começou em um dos cantos do Ecoponto, no momento em que materiais provenientes das galeadas e limpezas urbanas estavam sendo levados ao local. “Estávamos trazendo galhos e folhas para cá, para depois enviar ao aterro, e infelizmente fizeram isso. Não é algo contra a Prefeitura, mas contra a cidade. Isso é crime”, afirmou.

Prefeita Telma Spera lamenta incêndio no Ecoponto e promete reforço na segurança do local
A prefeita destacou ainda a gravidade da situação diante do risco de o fogo se alastrar para áreas próximas de moradias, intensificado pelo vento forte na região. “O vento poderia ter espalhado o fogo pelas casas. Agradeço à Defesa Civil, ao Meio Ambiente e às Obras pelo empenho. São profissionais que não têm parado desde a madrugada do tornado e continuam cuidando da cidade com dedicação”, disse.

Incêndio criminoso destrói Ecoponto em Assis e mobiliza equipes municipais durante a madrugada
O secretário de Meio Ambiente, Duda Paiva, o secretário de Obras, e o coordenador da Defesa Civil, Lúcio, acompanharam as ações no local. Também colaboraram no combate às chamas equipes da Defesa Civil de Cândido Mota, representantes da Nova América e o Corpo de Bombeiros, que utilizou mais de 50 mil litros de água para conter o incêndio.
A Prefeitura informou que o caso será encaminhado às autoridades competentes, já que se trata de um crime ambiental, e que novas medidas de segurança serão implantadas no espaço após a limpeza e recuperação da área.
“É lamentável. A cidade ainda está se recuperando dos estragos do temporal, e nos deparamos com uma atitude como essa. Mas continuaremos firmes, trabalhando e protegendo Assis”, finalizou a prefeita.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo