• Mega da Virada espalha prêmios pelo interior paulista e detalha apostas de Assis e região
  • Após virada chuvosa, clima segue instável e mais ameno em Assis e região
  • Três décadas depois, caso ET de Varginha volta ao centro do debate nacional com nova série documental
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 11:20h • 08 de dezembro de 2024

Inadimplência atinge em novembro maior índice desde outubro de 2023

Compras de fim de ano devem manter endividamento em dezembro, diz CNC

Agência Brasil | Foto: Stevepb/Pixabay

 O percentual de consumidores que se consideram muito endividados recuou para 15,2%, menor patamar desde novembro de 2021.
O percentual de consumidores que se consideram muito endividados recuou para 15,2%, menor patamar desde novembro de 2021.

A inadimplência dos consumidores permaneceu elevada em novembro. Entre as famílias, 29,4% disseram que têm dívidas em atraso. O percentual é o maior desde outubro do ano passado. O total de consumidores que revelaram estar sem condições de quitar as dívidas subiu para 12,9%. Em outubro, era de 12,6% e, em novembro de 2023, de 12,5%.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro, elaborada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Peic divulgada, na quinta-feira (5), indicou alterações nos tipos de crédito e no comportamento financeiro das famílias.

Conforme a pesquisa, o endividamento do consumidor avançou em novembro, chegando a 77% do total, na comparação com os 76,6% registrados no mesmo mês de 2023. O aumento é resultado do maior uso do crédito para compras de fim de ano, além de indicar uma gestão mais cautelosa do orçamento, afirmam os pesquisadores. O percentual de consumidores que se consideram muito endividados recuou para 15,2%, menor patamar desde novembro de 2021.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou a importância de prazos mais longos no planejamento financeiro familiar. Para Tadros, o consumidor está buscando equilíbrio nas dívidas. “O aumento sazonal do crédito é esperado nesta época do ano, mas o perfil mais equilibrado das dívidas indica uso mais consciente, com menor impacto na renda mensal”, disse, em texto divulgado pela CNC.

Estabilidade

As projeções da CNC apontam para a continuidade na evolução do endividamento em dezembro, em consequência das compras de Natal. No entanto, a inadimplência deve continuar estável, por causa do comportamento das famílias diante do cenário de juros altos.

Na visão do economista-chefe da CNC em exercício, Fábio Bentes, a recuperação do consumo depende de uma gestão responsável do crédito. “Apesar de um leve aumento do endividamento, o impacto na renda mensal tem diminuído, refletindo o esforço das famílias em manter suas contas equilibradas mesmo diante de adversidades econômicas”, afirmou.

Menor renda

A pesquisa mostrou ainda que o endividamento das famílias de menor renda (até 3 salários mínimos), aumentou para 81,1%, o maior índice entre todas as faixas. “Essas famílias também registraram o maior percentual de inadimplência, com 37,5% relatando dívidas em atraso e 18,5% afirmando não ter condições de quitar os débitos”, acrescentou a CNC.

As famílias com renda acima de 10 salários mínimos diminuíram o endividamento para 66,7%. Entre os entrevistados, 14,6% reportaram dívidas em atraso e apenas 5% relataram não ter condições de fazer o pagamento. “Esse comportamento reflete maior capacidade de planejamento financeiro e menor dependência de crédito”, avaliaram os pesquisadores.

A pesquisa mostra ainda que menor comprometimento da renda e prazos mais longos contribuem para a estabilidade. Em novembro, chegou a 29,8% o comprometimento médio da renda com dívidas, o que representou “uma leve queda em relação a outubro”. Outro recuo observado foi no percentual de consumidores com mais da metade da renda comprometida, que caiu para 20,3%, o menor índice desde agosto de 2024.

Cerca de 35,9% das famílias endividadas conseguiram avançar em prazos mais longos para quitação de dívidas. O percentual é o de maior nível desde dezembro de 2021. “Essa mudança tem ajudado a reduzir o tempo de atraso das contas, com queda do percentual de inadimplentes há mais de 90 dias para 49,6%”, analisou a Peic.

Cartão

Embora o cartão permaneça como a principal modalidade de dívida para 83,8% das famílias endividadas, esse tipo de crédito recuou 3,9 pontos percentuais na comparação com novembro de 2023. Em movimento contrário, o crédito pessoal continuou em destaque e registrou elevação de 2,5 pontos percentuais na comparação anual. “Apesar de uma leve redução mensal (de 12% em outubro para 11,7% em novembro), ele é favorecido pelas menores taxas de juros entre as modalidades. Carnês, embora ainda relevantes, perderam participação em relação ao ano anterior”, concluiu a CNC.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 18:44h • 02 de janeiro de 2026

Primeira Superlua de 2026 ocorre neste sábado, mas diferença será difícil de notar

Lua Cheia de Perigeu acontece às 07h03 do dia 3 de janeiro e estará no ponto mais próximo da Terra

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:38h • 02 de janeiro de 2026

Calendário de 2026 terá feriados estratégicos para viagens e folgas prolongadas; confira e programe-se

Cronograma oficial confirma datas nacionais e pontos facultativos e ajuda a planejar roteiros ao longo do ano

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:09h • 02 de janeiro de 2026

Turismo: Confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem entrar no seu roteiro

Agência de Notícias do Turismo indica opções de roteiros aos amantes do esporte mais praticado no Brasil, que proporcionam uma imersão na história da modalidade no país

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:48h • 02 de janeiro de 2026

Mapeamento inédito revela extensão de área livre de gelo na Antártica

Pesquisadores puderam observar saúde e densidade da vegetação

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:13h • 02 de janeiro de 2026

Sabesp aposta em IA, satélites e novas tecnologias para acelerar modernização do saneamento

Ferramentas digitais e soluções inteligentes ampliam a eficiência e fortalecem a infraestrutura da Companhia

Descrição da imagem

Política • 15:55h • 02 de janeiro de 2026

Eleições 2026: Justiça Eleitoral exige cadastro de pesquisas; divulgação sem registro pode gerar multa

Regra vale desde 1º de janeiro e exige cadastro prévio dos levantamentos até cinco dias antes da divulgação

Descrição da imagem

Política • 14:38h • 02 de janeiro de 2026

TSE agenda audiências públicas para definir regras das Eleições Gerais de 2026

Encontros ocorrem de 3 a 5 de fevereiro e abrem espaço para sugestões da sociedade sobre normas do processo eleitoral

Descrição da imagem

Mundo • 14:16h • 02 de janeiro de 2026

Regras para ciclomotores já valem desde 1º de janeiro; veja exigências e multas

Registro, placa, licenciamento e habilitação passam a ser exigidos em todo o país, com previsão de multa, pontos na CNH e apreensão

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025