Cidades • 17:40h • 24 de setembro de 2025
Ilustradora transforma experiência com anorexia em quadrinhos de impacto internacional
Em Comendo com medo, ilustradora Elisabeth Pavón transforma a própria experiência com anorexia em uma narrativa impactante sobre autoimagem, pressão estética e superação
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da LC Comunicação | Foto: Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén

Quando a percepção do próprio corpo se transforma em prisão, surge um monstro difícil de calar. É esse dilema que guia a obra Comendo com medo, da designer, ilustradora e muralista Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén, publicada pela Principis (Ciranda Cultural). A HQ traz para o papel a luta da autora contra a anorexia, traduzindo dor em arte e convidando leitores a refletirem sobre os impactos da pressão estética — sobretudo entre crianças e adolescentes.
A protagonista é uma jovem de 15 anos que enfrenta transformações comuns dessa fase, como mudanças no corpo, separação dos pais, troca de escola, perda de pessoas próximas e queda no rendimento escolar. Em meio às inseguranças, surge Nore, o “monstro” que controla calorias, dita regras e convence a adolescente de que só será bonita se perder peso. A narrativa mostra como a presença de Nore leva ao colapso físico e emocional, até a internação em uma “Sala Branca”, espaço de reconstrução, mas também de enfrentamento da solidão e do medo de recomeçar.
Capa - Comendo com medo | Principis
Premiada internacionalmente, a HQ recebeu o Nadine 2020 e foi reconhecida como melhor HQ juvenil na Comic Barcelona 2023. Sua força está em tratar um tema delicado de forma clara e visualmente envolvente, dialogando com jovens, pais, professores e profissionais de saúde. Além de revelar como pensamentos e comportamentos destrutivos ganham forma de monstros, a autora destaca a importância de redes de apoio para superação.
Em um cenário em que padrões inalcançáveis de beleza e redes sociais acentuam inseguranças, Comendo com medo surge como leitura urgente. A obra se estabelece como um instrumento de conscientização, empatia e acolhimento, ajudando a compreender os efeitos devastadores dos transtornos alimentares e a enxergar caminhos possíveis para superação.
Ficha técnica
Título: Comendo com medo
Autoria: Elisabeth Karin Pavón Rymer-Rythén
ISBN: 978-65-5097-131-1
Formato: 15,5 x 22,6 cm
Páginas: 176
Preço: R$ 39,90
Onde encontrar: Amazon
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital